Uma forte analogia entre a origem da vida e o processo de criação artística está presente na exposição "Partos Nossos de Cada Dia", que a mineira Bernadete Amorim inaugura hoje, no Museu de Arte do Paraná (Map), em Curitiba. Ao todo, são 18 obras, que estarão no local até o dia 18/7.
Esta é a quinta exposição individual da artista, que desenha desde a infância e mora em Curitiba desde a adolescência. Profissional há dez anos, nas mostras anteriores ela resgatou suas memórias, através de fotografias de família e outras lembranças. "Acho que os mineiros têm esta particularidade, este tempo diferente de observação dos fatos", justifica.
Desta vez, ela foi além. Interiorizou suas emoções e seus sentimentos, como artista plástica e como mãe, e definiu um interessante paralelo. "O artista está sempre em processo de parto. Ele tem imagens internas, que precisam ser trazidas para fora", explica.
Na mostra estão quatro instalações, cinco pinturas em objetos e noves objetos variados, em que Bernadete expressa o seu pensamento. Ao esculpir, engomar e tingir panos, por exemplo, ela revela seu interesse por tal material. "Tenho fascínio por panos, pois eles permanecem, seguram a memória do tempo", filosofa.
As obras utilizam tecidos, fios e arames. Há também muitos desenhos em costuras, o que resulta em inéditos bordados. "Quando eu costuro, crio e represento a força", justifica a artista. Ela diz ainda que seus trabalhos atuais são o resultado de imagens internas. "São os meus sentimentos e a minha forma de codificá-los liberam estas imagens. Este é o meu processo de criação".
Bernadete garante que todos os espectadores irão se identificar com a sua exposição, independente de serem artistas ou de já terem vivenciado a experiência da maternidade. "Todos concebem, geram e parem uma série de coisas diariamente", comenta.
Serviço: A exposição "Partos Nossos de Cada Dia", da artista plástica Bernadete Amorim, será inaugurada hoje, às 18 horas, e poderá ser vista até o dia 18 de julho no Museu de Arte do Paraná/MAP (Rua Dr.Kellers, 289).