O longa metragem "De Passagem" do diretor Ricardo Elias, foi o grande vencedor do 31º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, encerrado na madrugada deste domingo em Gramado, na serra gaúcha.
O drama "De Passagem" levou seis dos 14 Kikitos distribuídos aos concorrentes brasileiros: melhor filme, diretor, ator coadjuvante e roteiro, além do prêmio especial da Crítica.
Pelo filme, "Noite de São João", Marcelo Serrado levou o Kikito de melhor ator e Dirá Paes, de melhor atriz coadjuvante. O filme de Sérgio Silva, também ficou com os prêmios de fotografia e música.
Maria Fernanda Cândido, foi a melhor atriz por sua atuação como Capitu em "Dom", de Moacyr Góes. O longa "O Preço da Paz", de Paulo Morelli, ficou com os Kikitos de melhor montagem e direção de arte e foi o preferido do Júri Popular. "Apolônio Brasil, Campeão da Alegria", de Hugo Carvana, recebeu o prêmio especial do Júri.
Da mostra latina, o longa metragem "Los Lunes al Sol" obteve os prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor direção. O filme do espanhol Fernando Leon de Aranoa e o prêmio da crítica.
Mercedes Sam Pietro levou o Kikito de melhor atriz, por sua atuação no filme argentino "Lugares Comunes". O longa uruguaio "Corazon de Fuego" ganhou os prêmios especiais do Júri e do Júri Popular.
Informações Agência Brasil