A Prefeitura de Londrina recebeu nesta terça-feira, em Brasília (DF), o prêmio de segunda colocada em Gestão Pública de projetos culturais, pelo programa cultural Rede Cidadania. Londrina ficou atrás apenas de uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba. A premiação reconhece a cidade como a melhor colocada entre os municípios brasileiros que inscreveram projetos, já que a outra iniciativa premiada foi de um governo estadual.
Segundo o coordenador do programa Rede Cidadania, da Secretaria Municipal de Cultural, Valdir Grandini, foram várias categorias de premiações nas quais concorreram cerca de 2.700 iniciativas de 820 municípios brasileiros. "O ministério reconheceu a importância do investimento da prefeitura ao programa, que atende a mais de 7 mil pessoas em Londrina, com 270 oficinas espalhadas por todas as regiões da cidade", afirmou Grandini.
Segundo ele, a cidade recebeu um prêmio de R$ 20 mil e abriu uma ampla perspectiva nacional de divulgação do trabalho realizado na área cultural, já que o Canal Futura é um dos patrocinadores, além das outras publicações que deverão circular em todo o país. "O prêmio também abre portas para a captação de recursos dos projetos relacionados na rede, que passam a serem conhecidos nacionalmente", explicou o coordenador.
O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, disse nesta quarta-feira, que o prêmio "Cultura Viva" é fruto do investimento feito pela administração em um trabalho articulado da Secretaria Municipal de Cultura, que consegue reunir e ampliar as diversas iniciativas culturais da comunidade.
"Londrina sempre foi uma cidade forte em produção cultural, mas com iniciativas isoladas de artistas e produtores. A Rede da Cidadania transformou essas iniciativas em uma política pública de cultura, garantindo continuidade e dando suporte a essas e a novas iniciativas. O prêmio vem reconhecer a importância desse trabalho", afirmou o prefeito.