Shows & Eventos

'Londrina Matsuri': lazer, cultura e gastronomia

31 dez 1969 às 21:33

Dar boas-vindas à primavera está virando tradição em Londrina. O costume veio do Japão e, há seis anos, foi integrado ao calendário festivo do município. Nesta sexta (5) começa mais uma edição do ''Londrina Matsuri'', desta vez em novo local.

Diferentemente dos anos anteriores, o evento será realizado no Parque de Exposições Ney Braga em lugar da Praça Nishinomiya. De acordo com os organizadores, a mudança visa oferecer mais conforto e segurança aos participantes e visitantes. ''A festa cresceu. Tivemos que nos moldar às necessidades do público e, além do mais, resolvemos um problema com a grama da Praça já que a cada realização da festa ela demorava um mês para crescer. Isso ia contra a própria idéia de celebração da primavera'', explica Mity Shiroma, coordenadora-geral do Matsuri.


A preocupação ambiental, aliás, tornou-se o principal tema da edição desse ano. Um dos espaços será inteiramente destinado à conscientização ecológica. Outra novidade foi a criação de um lugar especial para as crianças. Também inédita na programação da festa, a ginástica japonesa Kenko Taissô (ginástica da saúde) vai trazer uma nova maneira de mexer o corpo aliando atividade física com exercício de memória e trabalho com as emoções do praticante.


O ''Londrina Matsuri'' começa sexta (5) às 19h e prossegue até domingo às 23 h. O Grupo Sansey e o Coral Feminino da Acel foram escalados para abrir a programação. O primeiro vai apresentar a mesma coreografia que levou ao Japão em junho deste ano, quando participou do Festival Yosakoi Soran, o maior festival dessa dança, em Sapporo, na província de Hokkaido.


O convidado especial da noite será um grupo formado por 20 estudantes da Universidade de Meio da cidade de Nago, da província de Okinawa, do Japão. Eles apresentarão a dança típica Eisá e farão uma demonstração de arte marcial com bastão. Os estudantes vêm ao Brasil por intermédio do intercâmbio firmado entre a universidade Meio e a UEL.


Destaque da programação, o bloco destinado à preservação do meio ambiente foi batizado de ''Espaço Midori'' (verde em japonês). Segundo Mity, ''será ocupado um pavilhão de mil metros quadrados onde haverá distribuição de mudas, estandes de empresas, órgãos públicos e entidades ambientais; além de coleta de materiais recicláveis como pilhas, baterias e óleo de fritura''.


Ainda de acordo com ela, o local abrigará uma exposição de artistas que trabalham com materiais recicláveis. Entre eles estão Edson Massuci, Márcia Kaneko e José Cândido da Silva (de Alvorada do Sul). Este último produz esculturas feitas em metal - réplicas de animais em tamanho real, como girafa, leão e até um elefante que move a cabeça e a tromba, todos feitos de sucata.


Motivo de entusiasmo entre os organizadores, o ''Espaço Kodomo'' (criança em japonês) foi idealizado para concentrar a criançada durante os três dias do evento enquanto seus pais passeiam com mais tranquilidade. Ali serão resgatadas brincadeiras infantis de rua que vêm perdendo espaço, como bambolê, amarelinha, pular corda, passa anel e outras.


A mudança de local permitiu uma ampliação da área gastronômica, que contará com 22 estandes oferecendo mais opções de pratos. ''E o nagashi somen (macarrão na correnteza), que foi sucesso no ano passado, terá mais sessões de degustação gratuita'', informa Mity. Em Londrina, a estação flores vai começar animada.


Serviço


Londrina Matsuri - Festival da Primavera


Quando: sexta (5) (das 19h às 23h), sábado (6) (das 10h às 23h) e domingo (7) (das 10h às 23h)


Local: Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina


Ingressos: R$ 2 (na entrada) e R$ 1 (antecipados nas farmácias Drogamais). Estudantes e aposentados têm direito a meio ingresso. Crianças de até 10 anos e idosos acima de 60 não pagam


PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LONDRINA MATSURI 2008


Dia 5 – sexta


19h– Abertura oficial do Londrina Matsuri 2008. Apresentação especial de "Yosakoi Soran" pelo Grupo Sansey, tri-campeão brasileiro; e de "Eissá" (tambores de Okinawa) pelos estudantes da Universidade de Meio da província de Okinawa, Japão. Participação especial: Coral Feminino da Acel
20h – "Bon Odori" tradicional.
21h – "Matsuri Dance" – Banda Grupo Sansey "ao vivo".
23h – Encerramento.


Dia 6 – sábado


10h – Ginástica "Radio Taisô" – prof. Masahiro Sakai (Escola Megumi)
.          - Ginástica da Saúde – "Kenkô Taissô" – Associação Kenkô Taissô do Brasil
13h30 – Apresentação de teclado - Yda Poza.
14h – Apresentação dos alunos da Mity Escola de Karaokê.
15h – Apresentação de Dança das Nações.
16h – Apresentação dos cantores da ACEL.
17h – Apresentação dos alunos da Escola Megumi.
17h45 – Apresentação de Street Dance – grupo Tsuka Crew (São Paulo)
18h – Apresentação de dança – Grupo de jovens Igreja Holiness
18h -  Apresentação dos alunos da Escola St. James
19h – Apresentação de Taikô – Grupo Ishindaiko.
19h 30 – Apresentação de Yosakoi Soran – Grupo Sansey.
20h – "Bon Odori" tradicional.
21h – "Matsuri Dance" – Banda Grupo Sansey "ao vivo".
23h – Encerramento


Dia 7 – domingo


10h – Ginástica da saúde "Kenko Taisô." – Associação Kenkô Taissô do Brasil
14h – Apresentação da Escola Studio Musical.
15h – Apresentação de dança dos alunos da profª Oriana Gotti .
15h30 – Vamos dançar? – profª Oriana Gotti
16h – Apresentação de dança típica de Okinawa - ACROL
17h – Apresentação de Shamisen – Grupo Jishin Shamidaiko.
18h – Apresentação de música do CCEM – Círculo Católico Estrela da Manhã".
18h30 – Apresentação de Taikô – Grupo Ishin Ladies.
19h – Apresentação dos alunos da Mity Escola de Karaokê
20h – "Bon Odori" tradicional
21h – "Matsuri Dance" – Banda Grupo Sansey "ao vivo".
23h – Encerramento.
 
"Nagashi somen" – sábado e domingo 10 h e 15 h

Para saber mais sobre a festa clique aqui


Continue lendo