A cidade de Londrina ficou de fora do grupo de municípios que, junto com Curitiba, vão integrar a Virada Cultural do Paraná nos dias 10 e 11 de novembro deste ano. O projeto é da Secretaria de Estado da Cultura e terá atrações, além da capital, em Maringá, Campo Mourão, Cianorte e Foz do Iguaçu.
Segundo a Secretaria da Cultura, a proposta de Virada Cultural é um projeto piloto e que foi apresentado para algumas cidades. Segundo a coordenadora do projeto da Virada Cultural, Luci Daros, como 2012 é um ano de eleições municipais, alguns municípios não aceitaram o convite. "Nós fizemos consultas com algumas cidades para saber quais queriam aderir e, em função da transição política e das mudanças com as eleições, algumas cidades não aceitaram".
Apesar da ausência de Londrina em 2012, para o ano de 2013 a coordenadora explica que o objetivo do governo do estado é conversar novamente com as prefeituras e ampliar o número de municípios que participam do projeto. "Como temos uma receptividade boa em Curitiba, decidimos expandir para outras cidades este ano e queremos ampliar no próximo ano".
A reportagem do Portal Bonde tentou contato com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina para saber sobre o assunto, porém, até as 17 horas desta quinta-feira, ninguém atendeu às ligações.
A Virada Cultural – as quatro cidades do interior e Curitiba terão duas atrações de nome internacional, convidados pela organização. A Secretaria de Cultura ainda não tem a relação completa de artistas, porém, dentre eles estão Sandra de Sá e Emílio Santiago.
Os convidados irão se apresentar em no Palco Conexões, no mesmo horário nas cinco cidades. Junto com as atrações culturais de renome nacional, participam da virada atrações locais, com o objetivo de valorizar a cultura das diversas regiões do estado.
As atrações envolvem música, dança, peças de teatro, literatura e programação audiovisual, entre outras. Os eventos são organizados em parceria com as prefeituras municipais. A exemplo de Curitiba, que já possuía a virada cultural, cada cidade terá uma programação independente.