Se alguém ainda acha que não há nada de novo na literatura é porque nunca acessou um blog. Não que todas as coisas publicadas no diário virtual sejam primorosas. Há muito lixo na rede, assim como nas prateleiras das livrarias, mas não há como negar que, depois de um longo e tenebroso inverno, há algo de novo nas tendências literárias.
Para quem ainda não se familiarizou com o termo, anote: blog é uma junção das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo). No espaço eletrônico, qualquer pessoa pode registrar cronologicamente fatos do cotidiano, assim como dar sua opinião sobre os acontecimentos reais ou apenas contar como foram as compras no supermercado. Vale tudo. No blog, os escritores são os próprios personagens.
Para o músico e blogger Julian Barg, 31 anos, o espaço é uma alternativa para se livrar das barreiras do sistema. No endereço peguenomeublog.blogspot.com, que mantém desde março deste ano com cerca de 25 mil visitas, ele aproveita para comentar os lançamentos ou preciosidades na música, cinema ou qualquer outra situação que lhe convém. A linguagem não é das mais comportadas. ''Mas é para isso que serve um blog, para você escrever com liberdade de expressão'', justifica.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina deste domigo.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.