O governador Jaime Lerner (PFL) venceu ontem, por 128 votos a 125, a eleição para presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Trata-se de uma entidade que representa cerca de 1,5 milhão de profissionais, de 98 países filiados, e que tem sede em Paris, na França.
Lerner venceu, em segundo turno, o alemão Andreas Hempl em assembléia realizada ontem no Centro de Convenções de Berlim, na Alemanha.
Essa é a primeira vez que um brasileiro vai presidir a entidade, embora o também brasileiro Miguel Pereira exerça há seis anos o cargo de vice-presidente da entidade internacional. Lerner terá pela frente um mandato de três anos.
O arquiteto Luis Salvador Gnoato, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) disse que desde os anos 70, com a divulgação do trabalho de urbanismo desenvolvido em Curitiba, já se cogitava sugerir o nome do atual governador do Estado para a presidência da entidade.
A justificativa, no entanto, conforme diz Gnoato, é técnica e não política. ''Lerner foi indicado como urbanista e não como político'', afirma Gnoato.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.