Há três anos o maestro Riccardo Muti fez uma convocação geral para arrebanhar os melhores jovens músicos eruditos da Itália. Inscreveram-se 700. Da seleção final sobraram 40 que formam a Camerata Instrumental Città di Prato, orquestra escolhida para abrir oficialmente em Curitiba a série Latina 2001, promovida pelo governo italiano em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.
O concerto de estréia acontece hoje, às 21 horas, no Canal da Música, sob a regência do maestro Alessandro Pinzauti. No programa, obras de Mozart, Schubert/ Luciano Berio e Haydn. O evento será transmitido ao vivo para todo o Estado através das ondas da Rede Canal Paraná.
Ou seja, 21 emissoras educativas paranaenses estarão recebendo as imagens geradas pela TV Educativa - Canal 9, da capital. Também os proprietários de antenas parabólicas terão condições de captar a transmissão. A sessão contará com a presença do ministro da Cultura Francisco Weffort e do governador Jaime Lerner.
A Camerata Instrumental Città di Prato nasceu para ser grande. Sua criação teve por objetivo dar oportunidade aos novos talentos possibilidades de alta qualificação artística, com um repertório que vai do Barroco à música contemporânea. Tendo um padrinho importante como Muti e a excelência dos músicos, a história do grupo naturalmente segue por caminho menos tortuoso.
Por exemplo, por ali passaram regentes como Murray Perahia, Roberto Abbado e Franco Rossi. Entre os solistas que tocaram com ela estão Andrea Lucchesini, Pietro de Maria, o próprio Perahia, Daniele Damiano e Sergio De Simone. Como orquestra de ópera lírica estreou com "Cosí fan Tutte", de Mozart. A gravação ao vivo desse espetáculo deverá sair em breve. Depois desta excursão pela América do Sul, deverá se apresentar em Milão, e no Ravenna Festival, sob regência de Riccardo Muti.
Maestro Pinzauti
O regente da camerata, Alessandro Pinzauti, vem de uma família de músicos florentinos. Estreou como maestro há 20 anos, convidado por Luciano Berio. Dirigiu diversas orquestras, entre elas a Sinfonica Nazionale della RAI e entidades líricas de Trieste, Bolonha, Gênova e Verona. Tocou pela primeira vez em Londres com a London Philarmonic Orchestra; no ano seguinte dirigiu o Lyric Opera House de Chicago, com a produção de "O Barbeiro de Sevilha".
Professor de direção orquestral do Conservatório de Florença, entre 1994 e 1996, desde 1998 é maestro titular da Camerata Instrumental Città di Prato. Colabora regularmente com o Teatro de Pisa, onde dirigiu nos últimos anos "Norma", de Bellini, e "O Barbeiro de Sevilha", entre outros.
Serviço: Concerto da Camerata Intrumental Citta di Prato, sob regência de Alessando Pinzauti. No programa obras de Mozart, Schubert/Luciano Berio e Haydn. Hoje, às 21 horas, no Canal da Música, com transmissão ao vivo através da Rede Canal Paraná.