O primeiro longa-metragem de animação do cinema europeu, As Aventuras do Príncipe Achmed, será exibido neste domingo (23), às 10h30, no Teatro Guaíra, em Curitiba.
Produzido entre 1923 e 1926 pela alemã Lotta Rininger e seu marido, o fotógrafo Carl Koch, o filme foi criado a partir de recortes de papelão e jogo simples de luzes e sombras. São mais de 96.000 quadros de animações que dão vida aos personagens e cenários.
A trilha sonora, homônima do filme, que será apresentada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná, foi escrita pelo compositor alemão Wolfgang Zeller para acompanhar a ação na tela. Ele criou fotogramas para as orquestras, que eram comuns nos melhores cinemas da época.
O enredo se baseia em elementos retirados do clássico Mil e Uma Noites, que narra as aventuras do Príncipe Achmed em seu cavalo voador, em busca do amor da Princesa Peri Banu, a quem tem que defender do ataque de um exército de demônios, que tenta atrapalhar o romance dos dois.
Maestro - O maestro alemão Stefan Geiger é o convidado desta semana para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná e dirigir os trabalhos com o longa-metragem. No ano passado, ele já esteve em Curitiba para conduzir a Orquestra de Câmara de Curitiba. Ele é professor de trombone e música de câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo, e diretor artístico da "Landesjugendorchester", em Bremen, na Alemanha.
Serviço:
Exibição do longa-metragem: As Aventuras do Príncipe Achmed, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Quando: domingo (23), às 10h30
Onde: Teatro Guaíra, em Curitiba.
Regência: maestro Stefan Geiger
Faixa etária: maiores de 7 anos.
Ingressos: R$ 10. Desconto de 50 % para o Cartão Teatro Guaíra.