A Mostra Internacional do Filo 2002 será aberta neste sábado com a apresentação do grupo espanhol Teatro Del Temple. O espetáculo ‘Buñuel, Lorca y Dalí’ será levado ao palco do Cine-Teatro Ouro Verde hoje e amanhã, às 20h30. Estão programados para esta etapa do festival 17 espetáculos de 11 países, além do evento musical Cabaré, que terá nove atrações nacionais e 14 locais.
Com um elenco de sete atores, a montagem do Teatro Del Temple é uma oportunidade para o público saber um pouco mais sobre as origens e loucuras dos três gênios espanhóis. O espetáculo recria os amores e ódios do cineasta Luis Buñuel (1900-1983), do poeta Federico García Lorca (1898-1936) e do pintor Salvador Dalí (1904-1989).
Envolvidos com o surrealismo, os três amigos constroem uma relação que surge entusiasmada na Casa dos Estudantes, em Madri, época em que iniciavam também a concepção de obras que iriam marcar o século 20. Esse relacionamento se tensiona em Cadaqués (litoral da Catalunha, onde Dalí passava temporadas) e acaba dolorosamente com a Guerra Civil Espanhola e a morte de Lorca.
SERVIÇO: ‘Buñuel, Lorca y Dali’ – Espetáculo do Teatro Del Temple, da Espanha. Dramaturgia: Alfonso Plou, sobre textos de Augustín Sánches Vidal. Direção: Carlos Martín. Assistência de direção: Alfonso Plou e Chema Carrillo. Desenho de iluminação: Dominique You. Criação audiovisual: Pedro Ballesteros. Desenho gráfico: José Luiz Cano. Desenho cenográfico: Tomás Ruata. Caracterização: Virginia Maza. Assessoria musical: Alvaro Zaldívar
» Leia mais na edição da Folha de Londrina deste sábado.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.