Nada escapa a um bom fotógrafo. Nem mesmo os sentimentos mais profundos que se ocultam sob a armadura do poder. Em seu novo livro, "Glória, Poder e Solidão" (Terra Virgem Editora, 312 págs.) Orlando Brito, que há 36 anos trabalha com imagem e informação, apresenta uma série de fotos que narram parte importante da história política brasileira, a partir dos tempos em que os militares comandavam os destinos do País.
São fotografias carregadas de conteúdo, que acompanham a trajetória de nove presidentes - Castello Branco, Costa e Silva, Garrastazú Medici, Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. "É um livro crítico e pesado, que trata de temas que nunca ninguém tratou em imagens", resume o autor.
Orlando Brito, que começou a carreira de repórter fotográfico no jornal "A Última Hora", e trabalhou ainda nos jornais "O Globo" e "Jornal do Brasil", além da revista "Veja", como editor de fotografia, hoje comanda a agência de notícias Obritonews, em Brasília.
Serviço: "Glória, Poder e Solidão", de Orlando Brito - A primeira edição está esgotada, a segunda chegará em breve às livrarias.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.