Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Ouro Verde

Filo: Indígenas vão ao teatro pela primeira vez em Londrina

Célia Musilli - Grupo Folha
17 jun 2022 às 08:37

Compartilhar notícia

- Célia Musilli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na noite desta quinta-feira (16), o espetáculo "A Descoberta das Américas", com o ator carioca Julio Adrião, teve sua segunda e última sessão no Filo - Festival  Internacional de Londrina - e a plateia lotada contou com a presença especial de quatro indígenas da aldeia Água Branca, da reserva do Apucaraninha.


Acompanhados do vice-cacique Renato Kriri, eles assistiram pela primeira vez a um espetáculo no Cine Teatro Ouro Verde, a convite da organização do festival. A montagem em questão é uma sátira à descoberta das Américas pelos espanhóis e seu encontro com os nativos, um espetáculo solo magistralmente interpretado por Julio Adrião. O ator faz um monólogo veloz numa encenação em que seu próprio corpo, sob a luz do palco, constrói todo um cenário, descrevendo o mar, as matas, o choque cultural da chegada dos europeus às Américas num périplo divertido e, ao mesmo tempo, crítico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O espetáculo que está em cartaz há 17 anos, estreou em 2005 e deu a Adrião o Prêmio Shell de melhor ator pelo trabalho que já conta com mais de 700 apresentações pelo Brasil e outros países. O texto foi adaptado do clássico escrito pelo dramaturgo italiano Dario Fo, traduzido por Julio Adrião e Alessandra Vannucci, responsável também pela direção do monólogo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ele volta!

Luan Santana e Daniel estão confirmados na ExpoLondrina 2025

Imagem de destaque
Veja nova data

Critics Choice Awards ganha nova data após incêndio florestal em Los Angeles

Imagem de destaque
Grátis

Festa de aniversário de Rolândia terá shows com Luan Pereira e Pedro Paulo e Alex

Imagem de destaque
Dia de Reis

Folia de Reis improvisa toadas até para pets, amplia calendário festivo e conquista novas gerações


A grata surpresa na apresentação desta quinta-feira no Filo, foi a presença dos indígenas que assistiram a uma versão europeia da descoberta das Américas, na qual a aventura, a cobiça, os interesses que permearam a história do descobrimento formam um espetáculo satírico, com a conquista dos descobridores sendo tratada como uma comédia de erros que leva o público ao riso, mas pontuada como denúncia. 


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo