Shows & Eventos

FILO: espetáculo investiga a natureza do medo

28 mai 2001 às 19:33

Depois de ter criado um espetáculo onde questionava o significado da dança, a coreógrafa e bailarina espanhola Sol Picó resolveu abordar os temores intrínsecos ao ser humano. Montou o espetáculo "Kisser Barbie", que o público do Filo em Londrina pode conferir nestas terça e quarta. Trata-se de uma declarada alusão ao medo, amparada por elementos cênicos antagônicos que vão da música erudita à eletrônica.

Em cena, uma DJ e uma violinista dão o tom para a coreografia criada por Sol Picó. O monólogo, ou "diálogo a uma só voz", como define a autora no programa do espetáculo, é permeado por textos do escritor Rafael Metlikovez. "Kisser Barbie" não é uma improvisação, mas utiliza a reação do público como fio condutor do espetáculo.


Esta não é a primeira vez que a bailarina espanhola utiliza essa abordagem nos seus trabalhos. Em "Peve - Espetacular Dance Poemato" (1994), ela colocou em cena personagens como Napoleão e Robespierre, levantando uma discussão sobre a relação do poder. Em "E.N.D" ( "esto no es danza"), espetáculo anterior a "Kisser", Sol Picó satirizava os críticos que questionavam seu trabalho, considerado polêmico. Essa referência acontece principalmente pela influência do teatro alternativo nas coreografias de Sol Pico, salientada em "Kisser Barbie".


O espatáculo estará em cartaz no Teatro Núcleo 1 (Rua Quintino Bocaiúva, 1243), a partir das 23 horas, nesta terça e quarta-feira. Ingressos a R$ 10 (estudantes, aposentados e funcionários da UEL pagam meia).

*Leia mais em reportagem de Katia Michelle na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira


Continue lendo