Após uma vida de serviços para a família do Conde Esterházy, da Hungria, o compositor Joseph Haydn, com mais de 60 anos faz sua primeira viagem a Londres em 1792.
Na capital inglesa, Haydn, considerado naquela época um "superstar" realiza um concerto histórico. E é esse concerto que o 29° Festival de Música de Londrina (FML) revive neste dia 22 de julho, quinta, no Teatro Ouro Verde (R: Maranhão, 85),a partir das 20h30.
No palco, a Orquestra Sinfônica do 29° FML sob a regência do maestro Daisuke Soga, solistas e o ator Remir Trautwein convidado especialmente para representar o compositor com entradas cênicas entre as sinfonias.
"Nessa época, Haydn conhece Rebecca Schroeter, que se tornaria seu grande amor platônico", explica o pianista Marco Antonio de Almeida, diretor geral do espetáculo e também solista da noite.
Segundo Marco Antonio, o espetáculo foi concebido em três processos de escuta. "Teremos a orquestra, a fala do ator e gravações de cartas de Rebecca para o compositor, na voz da jornalista Lívia de Oliveira".
O concerto "Haydn Revival" terá no programa: "Sinfonia Concertante" com os solistas Paulo Torres (violino), Antonio Del Claro (violoncelo), José Medeiros (oboé) e Janet Grice (fagote); "Concerto para trompete", com Heinz Karl Schwebel como solista e finalizando a noite, o "Concerto para Piano em ré maior", tendo como solista Marco Antonio de Almeida,
Na pele dos grandes compositores
Pode-se dizer que o ator Remir Trautwein já adquiriu know-how em viver os grandes compositores da música. Nos palcos, ele já representou Ludwig Van Beethoven, Robert Schumann e Ernesto Nazareth.
Nesta quarta-feira (22) Remir sobe ao palco do Ouro Verde na pele do compositor Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico. "Dos compositores que já representei, Haydn é o mais doce. Muito romântico, assim como os outros compositores, mas ele tinha mais suavidade. Estou gostando muito do processo de montagem", conta Remir.
Trautwein vai dividir o palco com a Orquestra Sinfônica do 29° FML, com o pianista Marco Antonio de Almeida e o maestro Daisuke Soga. " É uma honra poder dividir o palco com um maestro tão brilhante, e a experiência de ter no palco comigo, uma orquestra sinfônica é algo deslumbrante. Estou muito empolgado com a apresentação".
Além de empresário, Remir Trautwein trabalha como ator há décadas em Londrina. Remir foi integrante do Proteu durante anos e foi convidado a atuar em vários espetáculos da Vivarte Produções Culturais e da Companhia de Teatro Fase 3.