Shows & Eventos

Festival de Dança de Londrina encerra espetáculos neste domingo

08 out 2016 às 08:44

Ainda há muitas atrações no final de semana que encerra a mostra oficial do 14º Festival de Dança de Londrina. Neste sábado (8) e domingo (9), o público poderá conferir apresentações de jazz e de balé clássico no Teatro Mãe de Deus, além de uma performance de palhaços no
Zerão. A programação também inclui uma oficina de dança contemporânea com Milton Coatti (SP).

Depois de muitas andanças mundo afora, os palhaços Batata Doce e Turino nem bem chegaram e já estão loucos para mostrar o que aprenderam em sua alegre aventura, com o espetáculo Números. A companhia londrinense Os Palhaços de Rua, formada por Adriano Gouvella e Lucas Turino, chega às 16h para apresentar um espetáculo com números perfeitos. Mas a sorte não está do lado desses camaradas. Uma sequência de desastres acomete a dupla e a confusão fica ainda maior quando um tenta ajudar o outro. O público - especialmente a criançada - está convidado a entrar na dança para auxiliar os trapalhões. A apresentação gratuita será neste sábado, na arena do Zerão.



Noite de jazz


A companhia curitibana EF Jazz Company apresenta Entre o Véu das Vozes também neste sábado, às 20h30, no Teatro Mãe de Deus. O grupo dirigido por Eliane Fetzer pesquisa a linguagem do jazz em suas variações lyrical, modern e contemporâneo. Em Entre o Véu das Vozes, 16 bailarinos trazem interessantes formações coletivas, que se desfazem na mesma velocidade em que aparecem.


Eliane Fetzer propôs ao grupo a escuta das vozes que circulam entre esses corpos. Percebeu as diferenças entre homens e mulheres e levou as questões para a cena. O destaque vai para o cenário do londrinense Gelson Amaral, feito de véus retorcidos que, com os jogos de iluminação, lembram estruturas orgânicas. A montagem foi premiada com o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville 2016, categoria Jazz Conjunto Sênior.


Divulgação/Almir Sfair Filho


Clássicos no domingo


O 14º Festival de Dança de Londrina encerra a sua mostra oficial neste domingo, brindando o público com a beleza e o encanto do balé clássico. O programa de cerca de uma hora é composto pelo grand pas de deux de O Corsário, apresentado pela incensada São Paulo Companhia de Dança (SP) e pela íntegra do 2º ato do balé Giselle, a cargo dos talentos
londrinenses da Escola Municipal de Dança.


A convidada de honra da noite, a São Paulo Companhia de Dança, um dos mais importantes grupos de repertório da América Latina, leva à cena os bailarinos Thamiris Prata e Yoshi Suzuki. Eles interpretam o grand pas de deux de O Corsário, que estreou em versão da SPCD no ano passado, no Uruguai. Trata-se de um dos números mais conhecidos da história da dança. Com a performance de virtuosismo técnico e dramaticidade, o duo revela a cumplicidade dos personagens Medora e Conrado, que lutam pela liberdade em meio às aventuras do mundo pirata.


Divulgação/Viviane Reis


Como já é tradicional na noite de clássicos do Festival de Dança, a companhia convidada divide o palco com bailarinos londrinenses de alto nível técnico. Este ano, a Escola Municipal de Dança
abre o programa com o 2º ato do balé Giselle, com um elenco de mais de 30 artistas. Com música de Adolphe Adam e coreografias de Jean Coralli e Jules Perrot, Giselle é conhecido pela intensidade emocional e pela aura soturna.


As apresentações começam às 20h30, no Teatro Mãe de Deus, com ingressos a R$10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada), à disposição do público nos pontos de venda e uma hora antes da apresentação no próprio teatro.


Extensão

Após a intensa programação de espetáculos nacionais e cursos que passaram por Londrina desde o dia 1º de outubro, o Festival de Dança realiza ainda uma extensão no fim do mês.
De 27 a 31 de outubro, o evento oferece a oficina Procura-se um Corpo, da atriz Tânia Farias, integrante do grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, e encerra definitivamente a sua edição 2016 no dia 31, com o espetáculo internacional Sakinan Göze Çöp Batar, do multiartista francês Christian Rizzo. Ingressos e inscrições para a oficina já estão disponíveis na Funcart.


Continue lendo