A 9ª Mostra de Cinema de Londrina terá uma novidade este ano. Curtas e longas metragens serão apresentadas em vários locais da cidade, como o terminal rodoviário, o aeroporto, a Concha Acústica, empresas, universidades e escolas municipais e particulares. E a entrada será de graça.
Na "Mostra a Céu Aberto", serão exibidos cinco longas-metragens brasileiros na Concha Acústica. De acordo com o coordenador do evento, Rodrigo Grota, o objetivo de exibir filmes no local é, além de ampliar o circuito da exibição da mostra, aproximar o público das obras. "Queremos levar o filme até onde o público está. Além disso, é de graça e é em local público, o que facilita o acesso das pessoas", disse Grota.
Além da "Mostra a Céu Aberto", outra ação vai exibir curtas-metragens em escolas da cidade. É o "Curta Escola". "Nas escolas, queremos ampliar a exibição do curta e oferecer a quem não tem acesso. Muitos curtas serão exibidos também em empresas da cidade, na ação "Curta Empresa".
Contudo, não só quem mora em Londrina vai poder prestigiar a 9ª Mostra de Cinema. Quem estiver de passagem pela cidade, estiver chegando ou partindo também vai ter a possibilidade de assistir filmes. Isso porque o "Curta Embarque" vai exibir curtas no aeroporto e no terminal rodoviário. Serão exibidos também curtas em universidades, nos horários de intervalo das aulas, no "Curta Intervalo".
O "Curta Embarque", o "Curta Empresa", o "Curta Escola" e o "Curta Intervalo" serão realizados entre os dias 5 e 9 de novembro, são gratuitos e têm o objetivo de levar cinema a todos os públicos, além de ampliar o público para o formato do curta-metragem.
De acordo com o N.Com da PML, o evento será realizado entre 1º e 9 de novembro com a exibição de mais de 75 filmes em quase 30 pontos da cidade.