Shows & Eventos

Ferreira Gullar comemora 70 anos com livro e cd

30 nov 2000 às 10:18

A grande atração de hoje na programação do "Perhapiness 2000" é a presença do escritor e poeta maranhense Ferreira Gullar. Seu livro "Todo Poesia", que vem acompanhado de um CD, será lançado às 20 horas no Memorial de Curitiba. Pouco antes, no mesmo local, será aberta a exposição "Ferreira Gullar 70 Anos - Poesia e Poesia".

A mostra, que já foi visitada por mais de dez mil pessoas em curta temporada no Rio de Janeiro, comemora os 70 anos de vida de Gullar, completados no mês de setembro. O universo intelectual do escritor, que pode ser considerado uma das maiores expressões da literatura brasileira, está representado através de fotos inéditas, manuscritos, livros, poemas e objetos pessoais.


Nem tão conhecido do público, o talento de Gullar nas artes plásticas também está revelado na exposição. O curador Carlos Dimuro selecionou 30 desenhos e dois auto-retratos para integrarem a mostra.


Outro ponto alto é a exibição da máquina de escrever na qual foi escrito o original do poema "Sujo", uma das obras mais conhecidas de Gullar. Ao todo, o seu acervo conta com cerca de 20 obras. Depois da temporada em Curitiba, que encerra no dia 15 de janeiro, a mostra irá para São Luís do Maranhão e para a Europa.


Na noite de hoje, haverá ainda a festa de lançamento e autógrafos da obra "Toda Poesia", uma coletânea de nove livros do poeta que vem acompanhada por um CD comemorativo. As faixas registram o som de Egberto Gismonti e a voz do próprio Gullar lendo 13 poemas seus das décadas de 50, 60 e 70. Os mesmos poemas e vários outros serão lidos hoje pela atriz Cássia Kiss, convidada especial da festa.


Para abrir a noite do "Perhapiness 2000", às 18 horas, haverá o lançamento da nova obra do escritor mineiro Anelito Oliveira, "Lama". Está programado também um bate-papo com o escritor. A entrada é gratuita.

Serviço: A programação de hoje para o "Perhapiness 2000", no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem), terá início às 18 horas com o lançamento do livro "Lama", de Anelito Oliveira. Às 19 horas será aberta a exposição "Ferreira Gullar 70 Anos - Poesia e Poesia". Às 20 horas será lançado o livro "Toda Poesia", de Ferreira Gullar (editora José Olympio, 528 páginas)


Continue lendo