O Prêmio Dynamite da Música Independente, que condecora as melhores bandas, rádios, programas de TV, selos e casas noturnas alternativas, elegeu o grupo curitibano Faichecleres como banda revelação de 2001 e o álbum "Zombification", d'Os Catalépticos, como melhor disco de rock. Como prêmio, o Faichecleres vai se apresentar no programa Musikaos da TV Cultura, a ser gravado dia 23 de abril. A capital paranaense também foi representada no prêmio pelo grupo Pelebrói Não Sei, que foi o segundo mais votado da categoria melhor álbum de punk/harcore com o trabalho "Positivamento Mórbido". Perdeu para o consagrado Ratos de Porão, do apresentador da MTV João Gordo.
A Rádio 96 Rock também estava no páreo pelo título de melhor emissora e o bar 92 Degrees por melhor casa noturna. Ambos não conseguiram alcançar mais que 10% da preferência dos internautas. Para votar, bastava acessar o site da revista paulista Dynamite, responsável pela premiação (http://www.dynamite.com.br/revista). Durante todo o mês janeiro, a revista consultou mais de 200 jornalistas e produtores por todo o país, mapeando e arregimentando indicações para as 14 categorias.
Gaúchos do Paraná
Canalhice e cafajestagem sempre estiveram presentes em bandas de rock'n'roll que fizeram a fama do estilo. Grupos clássicos como Rolling Stones, The Kinks e The Monkees deixavam a opinião pública de cabelos em pé devido ao mau comportamento de seus integrantes ou às barbaridades cantadas em suas músicas. Em Curitiba, os Faichecleres assimilaram bem essas influências, e assim fazem juz ao título de "rock'a'nalha", como costumam se auto-definir. Suas músicas lembram tanto o rock gaúcho que muita gente de outros estados custa a acreditar que o grupo seja do Paraná. A formação atual conta com os músicos Giovanni (baixo e voz), Marcos (guitarra e voz) e Tuba (bateria).
Leia entrevista com os Faichecleres