Shows & Eventos

Exposição de Andy Warhol ficará dez dias em Curitiba

05 fev 2003 às 09:23

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Bank Boston, promove a partir desta quinta-feira (06) até o dia 16 de fevereiro, no MuMA – Museu Metropolitano de Arte, uma exposição de trabalhos do artista plástico americano Andy Warhol.

Pela primeira vez a arte de Andy Warhol, reunida em uma mostra única, aporta no Brasil, sendo Curitiba, a Capital Americana da Cultura 2003, a cidade escolhida para recebê-la.


São 15 serigrafias, intituladas "Flora & Fauna", que pertencem à Fundação Bank Boston e percorrem o mundo divulgando um estilo considerado síntese da Arte Pop e ícone do século XX.


Até hoje, no Brasil, os trabalhos de Warhol só puderem ser apreciados na composição de acervos. Agora, a exposição "Flora & Fauna", com obras de um período abrangente (das décadas de 1970 e 1980), permite uma visão da produção do artista que como nenhum outro gerou emoções antagônicas, revolucionou conceitos e provocou questionamentos.


Vinda do Uruguai, a mostra permanece por dez dias em Curitiba e depois segue para São Paulo e Rio de Janeiro, devendo estar no México no dia 26 de março.


A exposição no MuMA, que abre às 20h desta quinta-feira (06), também promove o encontro entre esse recorte da produção do artista e a obra "The Shadow", auto-retrato em serigrafia de Andy Warhol (1981 – realizada em pó de diamante), pertencente ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba e que foi exposta pela última vez em 2000, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.


A exposição
A exposição permite uma visão inusitada da obra de Warhol, conhecido como ácido cronista visual. A série de gravuras "Flora", realizada na década de 1970, deriva de um conjunto de telas pintadas por Warhol, entre 1964 e 1965.


A flor retratada é o hibisco (Hibiscus fragilis), classificada pelos botânicos como espécie em grave risco de extinção. "Ao multiplicar o hibisco em numerosas tiragens de serigrafia, o artista utilizou a reprodução em série não mais como reflexo e denúncia da massificação banalizante da contemporaneidade, mas como poética alternativa para a sobrevida da planta. Transformada em arte, ela agora é eterna", diz a crítica de arte Angélica de Moraes.


Ela primeiro seduz pela beleza para depois conduzir à reflexão sobre o viés perverso do mundo artificial construído pelo homem, a civilização como origem da devastação ambiental", comenta Angélica.

Serviço:
Exposição "Andy Warhol: Flora e Fauna"
MuMA – Museu Metropolitano de Arte
(Centro Cultural Portão – Av. República Argentina, 3.430 – Portão)
De 06 (abertura às 20h) a 16.02.03
Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sextas-feiras, das 13h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h
Entrada franca


Continue lendo