Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
É o Batman?

Cianorte recebe Expomorcego com atividade prática sobre a importância desses animais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 out 2022 às 16:40
- IAT
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O IAT (Instituto Água e Terra) promove, no dia 28 de outubro, uma atividade prática com a coleta de morcegos na conhecida Trilha das Perobas, em Cianorte, Noroeste do Estado. A atividade integra a I Expomorcego, promovida entre os dias 27 e 29 de outubro. 


A exposição é fruto da parceria do IAT com o PCMBRASIL (Programa de Conservação de Morcegos do Brasil), Semma (Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Cianorte) e a Unipar (Universidade Paranaense). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os inscritos receberão um e-mail com as orientações de como proceder no dia. Os interessados farão a trilha acompanhados por um profissional que dará auxílio na coleta e explicações técnicas a respeito do animal. A caminhada será ao longo de 1,5 km na Trilha das Perobas, local conhecido como Cinturão Verde de Cianorte e utilizado para prática de caminhada pelos moradores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Leilão da Receita tem iPhones a partir de R$ 1.400, instrumentos musicais e veículos

Imagem de destaque
Cuide-se!

Como se manter hidratado no Rock in Rio e enfrentar longas horas no festival

Imagem de destaque
No dia 15

De Londrina, banda Terra Celta estará no Rock in Rio

Imagem de destaque
Contribua!

Bazar no santuário arrecada recursos para Casa de Apoio de Londrina


“Foi nessa trilha que aconteceu a primeira pesquisa de morcegos na região Noroeste do Estado. O objetivo é observar os morcegos, seus hábitos e identificar a importância deles para o meio ambiente, tornando melhor a convivência entre os seres humanos e os animais silvestres”, destaca o chefe regional do IAT em Cianorte, Marcelo Marques.

Publicidade


Os morcegos são mamíferos e possuem vários tamanhos e cores. No Brasil, existem espécies com pelagem vermelha, alaranjada, e alguns até com listras. A diferença está em suas patas dianteiras, modificadas de tal forma que eles conseguem voar. A sua observação é feita à noite porque é o período em que eles saem para se alimentar. 


“Como são dotados de capacidade ultrassônica como os golfinhos, esses animais podem se orientar no ambiente sem a necessidade de claridade”, explica Marques. “Ao contrário do que pensam, existem mais de mil espécies de morcegos no planeta e apenas três delas se alimentam de sangue. O restante prefere os mais variados cardápios como frutas, insetos, néctar e até peixes”, disse. 

Publicidade


Os hábitos alimentares mais comuns das espécies de morcegos que vivem próximos dos humanos, como no Cinturão Verde de Cianorte, são a frugívora (alimentação à base de frutas) e a insetivoria (alimentação à base de insetos). Esses comportamentos são importantes para o meio ambiente, pois os animais ajudam a espalhar as sementes das plantas e a controlar a população de insetos. 


Para a atividade prática é necessário fazer inscrição prévia até o dia 26 de outubro neste link


EXPOMORCEGO


A I Expomorcego foi idealizada em outubro, por ser considerado o “Mês do Morcego”. Neste ano, o município de Cianorte foi eleito para sediar o evento de âmbito internacional. A programação conta com a participação de pesquisadores renomados, que irão desmistificar o preconceito em relação aos morcegos de serem animais que propagam doenças, apresentando à população e aos participantes do evento a importância dessas espécies para o meio ambiente.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade