Iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (FENAE), o Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA gerou o projeto Eu Faço Cultura (EFC) 2007, que viabiliza a realização de 30 semanas culturais por todo o país. Em Londrina, o projeto também recebeu recursos da empresa Brasil Telecom que se tornou patrocinadora, como pessoa jurídica, através da Lei Rouanet de incentivo á cultura. Londrina recebe, entre os dias 20 e 23 de setembro, uma programação cultural com eventos nas áreas de música popular, instrumental e fotografia. Dia 22 de setembro será realizado um grande show com Lenine, no Iate Clube, às 23h. A abertura do show será realizada pelo grupo SomCaTadO e os 10 melhores alunos das oficinas, às 22h. A proposta é realizar um trabalho que aproxime arte e público.
Oficina de música
Entre os dias 20 e 22 de setembro acontece a oficina de Música, ministrada pelo grupo brasiliense de percussão SomCaTadO (www.somcatado.com), que trabalha a fundamentação teórica de percussão em música instrumental e MPB. As aulas serão realizadas no Hotel Comfort Suites Londrina. Endereço: Rua Edwy Taques de Araújo, 250.
O grupo utiliza elementos lúdicos e prioriza as aulas práticas. Durante as oficinas, os alunos terão contato com ritmos brasileiros e internacionais, como o Maracatu, o Olodum, o Samba e o Funk aplicados em músicas conhecidas da MPB e em arranjos instrumentais. As vagas são limitadas. Os inscritos participarão das aulas e, ao final do curso, 10 deles subirão ao palco e mostrarão o que aprenderam durante as oficinas ao lado do grupo SomCaTadO. Serão apresentadas duas músicas na abertura do show de Lenine.
Para se inscrever na oficina não é preciso ter o instrumento, apenas se cadastrar no site www.eufacocultura.com.br, até o dia 17 de setembro.
Show
No dia 22 de setembro, Lenine fará o show de encerramento do projeto no Iate Clube.
Oficina de fotografia
O fotógrafo Pedro Vasquez ministra oficina de fotografia entre os dias 21 e 23 de setembro. As aulas acontecem no Espaço Cultural Berimbau da Cidadania (End. Rua Minas Gerais, 69 - Centro). Para se inscrever é necessário ter uma câmera digital com no mínimo 5.1 megapixels. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de setembro pelo site www.eufacocultura.com.br.
O escritor e fotógrafo, Pedro Karp Vasquez trabalha como editor e curador independente e leciona no curso de pós-graduação lato sensu "Fotografia, Memória e Comunicação", do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro.
Nos anos 80 foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Arte e do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
É autor de 19 livros, entre eles: A la Recherche de l''''Eu-dourado (Contrejour, 1976); Dom Pedro II e a Fotografia no Brasil (Index, 1985); Fotografia: Reflexos e Reflexões (L&PM, 1986); Desvios & Deslizes (Brasiliana, 1987); Mestres da Fotografia no Brasil. Coleção Gilberto Ferrez (Centro Cultural Banco do Brasil, 1995); Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX (Metalivros, 2000); O Brasil na Fotografia Oitocentista (Metalivros, 2003).
Para a exposição "No Jardim", Pedro Karp Vasquez apresentará um ensaio fotográfico inédito composto por uma série de 21 fotografias realizadas nos últimos 30 anos (1976-2006). Organizadas em uma narrativa visual que sugere um passeio em um jardim, as imagem reproduzem as agruras e os prazeres da existência humana.
Inscrições: gratuitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 18 de setembro.
Tríplice Comunicação