Shows & Eventos

Entre o absurdo e o bom humor

21 mai 2001 às 08:47

Os franceses já têm uma certa tradição de trazer irreverência e risos para o Filo. Este ano, os convidados são da companhia Nouveau Cirque. A dupla, formada pelo norte-americano Bernard Collins e pelo francês Phillipe Martz, vai apresentar o espetáculo "BP Zoom" hoje e amanhã, às 23 horas, no Núcleo I.

Os palhaços Mister B (Collins) e Mister P (Martz) vão mostrar um misto de teatro do absurdo e técnicas do clown com poesia e boas gargalhadas. A crítica italiana identificou o espetáculo como "uma mistura de Jacques Tati com teatro do absurdo". Parceiros e inimigos ao mesmo tempo, os palhaços também se embolam em definições de grotesco, bufões, ridículos e líricos.


Quando os dois estão juntos, o sinal é de confusão. De um lado, Mister B é organizado, o arrumadinho – ele se veste a rigor, usa óculos de aros grossos e gravata apertada. Mister P é o oposto. Vive no mundo da lua e, enquanto divaga, derruba tudo no cenário.


A dupla já rodou pela Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, Bélgica, Inglaterra, França e Japão. Por onde passaram, traduziram a linguagem universal dos palhaços – com todas as letras e quase nenhuma palavra. A fórmula? O riso.


O espetáculo também foi comentado pelo jornal francês "Le Figaro", que salientou a relação de violência poética, de uma ternura inesperada, de um humor totalmente solto e, ao mesmo tempo ensaiado. Um espetáculo maluco, atemporal e novo.

BP Zoom – Espetáculo da companhia Nouveau Cirque, da França. Com a dupla franco-americana Phillipe Martz e Bernard Collins


Continue lendo