Shows & Eventos

Encontro de contadores de história começa nesta terça com espetáculo gratuito

01 ago 2016 às 15:58

Londrina recebe, a partir desta terça-feira (2), a 6ª edição do Encontro de Contadores de Histórias (Ecoh). O evento possui uma vasta programação cultural com espetáculos gratuitos em diversos espaços da cidade, como escolas municipais, vilas culturais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), entre outros. Também serão realizadas oficinas de caráter formativo. O Ecoh é um projeto realizado pelo Instituto Cidadania, e possui patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


A programação cultural da sexta edição do Ecoh tem início no auditório do Sesi/AML às 20h, com a peça "Histórias à Brasileira – causos e cantoria". O contador curitibano Vinícius Mazzon, acompanhado por Rorair Bier Júnior e Fábio Mazzon, se inspira nas antigas duplas de humor para contar os causos do matuto do Sul do Brasil. Com boas doses de viola, a história recria o universo típico do interior da região Sul e é indicada para maiores de seis anos.


Segundo a coordenadora do projeto Ecoh, Claudia Silva, uma das características desta edição é a questão da diversidade, tanto de público como de programação, com histórias de estilos variados. "As pessoas costumam associar a contação de histórias como uma atividade para crianças, mas teremos algumas apresentações que são específicas para adultos. E a gente continua se espalhando, indo para muitos lugares em várias regiões da cidade, como escolas, bibliotecas, centros culturais, buscando também essa diversidade de público", ressaltou.



A programação completa do Ecoh, que prossegue até o dia 14 de agosto, está no site www.ecohlondrina.com e também na fanpage do evento. As escolas que tenham interesse em levar seus alunos para as apresentações podem verificar a disponibilidade de vagas e efetivar o agendamento através do e-mail danifioruci@gmail.com.


Campanha


Durante a 6ª edição do Ecoh, em todos os locais de apresentação e eventos, serão recolhidos livros e fantasias infantis. As doações recebidas serão destinadas às crianças do conjunto Vista Bela, que participam no dia 14 da festa de encerramento "Rua de Brincadeiras e Histórias", com contação de histórias e brincadeiras de rua tradicionais.


Atividades formativas


Durante o Ecoh, também serão realizadas quatro oficinas, como parte da programação formativa. A abertura da programação formativa conta com a participação do professor Frederico Fernandes, do departamento de Letras da UEL, que irá ministrar a aula pública "O Corpo Para o Debate Com o Mundo". Indicada para o público adulto, a apresentação convida para a reflexão sobre o corpo, considerando-o como um devir. A aula tem início às 15 horas e será realizada na avenida Duque de Caxias, 3.241.


Cláudia explicou ainda que haverá uma oficina com Kelly Orasi, de São Paulo, voltada para os professores que integram o Projeto Palavras Andantes. "É uma ação voltada a esses professores da rede municipal que trabalham nas bibliotecas das escolas. Teremos esta oficina em dois horários para que todos possam participar", afirmou. A aula será realizada no auditório Darcy Ribeiro, na rua Atílio Scudeler, 975, vila Portuguesa.

A participação nas atividades de formação tem custo de R$20,00, e o valor será recolhido no início de cada oficina. As vagas são limitadas, e é necessário realizar as inscrições com antecedência, pelo link http://bit.do/oficinasecoh.


Continue lendo