Nesta quarta-feira (3), o documentário "Benzedeiras – Ofício Tradicional" terá sua primeira exibição em Londrina, às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural. A produção aborda as histórias de vida das benzedeiras, sua tradição, e os casos de cura com plantas medicinais e fé. A apresentação é promovida pelo Projeto Educação Patrimonial, que valoriza identidades e memórias da região, e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
A sessão é gratuita, porém é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência. O Sesc Cadeião Cultural fica na rua Sergipe, 52, centro. Após a exibição do documentário, será realizada uma palestra e sessão de bate-papo com a diretora, Lia Marchi.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, o Projeto Educação Patrimonial procura uma nova perspectiva para preservar a memória, e a obra se encaixa nesta proposta. "O filme tenta resgatar e preservar a memória das benzedeiras, que fazem parte da nossa cultura. O
mais importante é a palestra para professores, que vai ensiná-los a passar esse conhecimento para os alunos e perpetuar a memória dessa tradição" explicou.
Produção - A idéia para o filme surgiu em 2011, ano em que a diretora conheceu as benzedeiras mostradas no filme em um evento do Iphan, em Curitiba. Após visitas, conversas e projetos, o filme foi rodado em 2015. A produção tem 24 minutos de duração, e as filmagens ocorreram na
região de Rebouças e São José do Triunfo, a 200 quilômetros de Curitiba.
Mais informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, pelo celular 9134-7847.