A arte bonequeira ganha os palcos de Curitiba a partir deste domingo (09). O Centro Cultural Teatro Guaíra apresenta de 9 a 16 de julho, o 15º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos. Ao todo serão 21 espetáculos, sendo três internacionais, oito nacionais e 10 paranaenses. A abertura será no dia 9, às 11 horas, nas Ruínas São Francisco, com Carroça Mamulengo, de Juazeiro do Norte (CE). Algumas apresentações terão entrada franca e para as demais o ingresso custará R$ 6,00.
As apresentações acontecerão nos auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha) e Glauco Flores de Sá Britto (Mini), Teatro José Maria Santos, Ruínas, Lona do Circo (Praça Santos Andrade) e escadarias da Universidade Federal do Paraná. Durante o Festival, o Centro Cultural Teatro Guaíra lançará o 1º Prêmio Estímulo à Arte Bonequeira feita no Paraná. O prêmio, no valor de R$ 12 mil. As inscrições estarão abertas de 17 de julho a 18 de agosto e a premiação acontecerá em dezembro.
O público assistirá às montagens das companhias internacionais Bambalina Títelles, da Espanha, com La Sonrisa de Federico Garcia Lorca; Tesis Teatro, da Colômbia, com Los Tres Reyes y un Simple e Titiriteros de Binefar, da Espanha, com A Fábula da Raposa.
As companhias nacionais são: Zé da Vaca (Grupo O Casulo / Cooperativa Paulista de Teatro), Orixás (Giramundo Teatro de Bonecos, Minas Gerais), O Velho da Horta (Cia. Pequod, Rio de Janeiro), O Circo dos Objetos, (Teatro de Formas Animadas, São Paulo), O Incrível Ladrão de Calcinhas (Trip Teatro de Bonecos, Santa Catarina), Histórias de Teatro e Circo (Cia. Carroça de Mamulengo, Ceará), Pipistrello (Seres de Luz Teatro), João e o Pé de Feijão (Voar Teatro de Bonecos, Distrito Federal).
O quadro de montagens paranaenses é formado por TecnoShadow (Cia. Karagoz K), O Cirandeiro (Almazem Produções Artísticas), Respeitável Público (Cia. Manoel Kobachuk), Picadeiro (Olga Romero e Bernardo Grillo), Contingências (DeVítimaRéu Cia. de Bonecos), Tropeço (Tato Criação Cênica), Antenor e o Boizinho Voador (João Andirá), Auto de Guaraqueçaba (Fâmulos e Bonifrates), Chegadim (Itaércio Rocha), e Zabelê, Caxinguelê e o Romance Perfumado (Cia Fanto Kid´s).
Informações da AEN