Shows & Eventos

Curitiba abre exposição da ícone da gravura no país

13 fev 2003 às 11:14

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba apresenta a partir desta quinta-feira a exposição "Paisagem Interior", com trabalhos da artista plástica Fayga Ostrower (1920-2001) pertencentes ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba.

As obras representam diferentes períodos da produção da artista, entre 1958 e 1992, nas técnicas de xilogravura, gravura em metal e litogravura, e formam uma pequena mostra do universo de traços, cores e texturas utilizadas pela artista .


Por pertencerem a diferentes fases, os trabalhos expostos permitem penetrar, mesmo que superficialmente, no mundo interior, o que, segundo a própria artista, "a interessava e mobilizava por inteiro". Suas experimentações sempre estiveram aliadas a uma profunda responsabilidade com conhecimentos formais e técnicos.


Fayga dizia ser a gravura "a música de câmara das artes visuais". A artista dizia que "no momento do resultado final de uma obra, aquilo a que aspirava sempre se afastava para novas distâncias. Com isso já se colocava a proposta para novos trabalhos".


Embora Fayga tenha abandonado a figuração no início da década de 1950, a coleção da Fundação Cultural de Curitiba dispõe de um único exemplar figurativo: uma paisagem, de 1981. Segundo a pesquisadora Priscila Jacewicz, da Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da FCC, não se trata de um trabalho tardio.


"Antes de se render aos mistérios da abstração, Fayga estava envolvida com uma arte engajada, de cunho social, que visava retratar o sofrimento dos retirantes. A obra apresentada, por outro lado, evidencia a afinidade da artista com os cânones orientais", disse Priscila.

Serviço
Exposição "Paisagens Interiores", obras de Fayga Ostrower - Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533) - De 13 de fevereiro (abertura às 19h) a 13 de abril. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.


Continue lendo