Shows & Eventos

Coros da UEL selecionam cantores e oferecem oficinas

04 mar 2008 às 20:23

Nem todos os que se candidatam para cantar num dos três corais da Casa de Cultura da UEL, todo início de ano, são aprovados na seleção. Pois desta vez, essas pessoas, se quiserem, poderão fazer uma oficina de canto na própria Casa de Cultura, destinada a desenvolver a percepção de ritmos e melodias, cantar um repertório simples e entrar no universo da leitura musical.

As inscrições para os três coros já estão abertas: o infantil (8 a 13 anos), o juvenil (14 a 20 anos) e o adulto (21 a 45 anos). Só para um deles existe pré-requisito: o adulto, no qual o candidato tem que ter experiência em canto. Mas não há necessidade de saber ler partitura.


A regente Luci Maurício Schimiti, dos coros infantil e juvenil, diz que a idéia de criação das oficinas nasceu de uma necessidade sentida pelos responsáveis pelo trabalho do setor de música coral, de dar uma definição mais precisa para suas atividades. "Assim, teremos dois grupos em cada faixa etária: um com repertório mais apurado, mais difícil, e outro com um repertório mais simples, onde se vai trabalhar com os fundamentos do canto". Ao mesmo tempo, cria-se uma oportunidade de aprendizado e exercício do canto para os que forem reprovados no teste para os coros – coisa que não existia até o ano passado.


Outra novidade do setor de música coral da Casa de Cultura é a entrada do regente Jailton Santana no lugar de Vilson Gavaldão de Oliveira, que se desligou da UEL. Assim como Luci Schimiti, Jailton Santana é professor do Departamento de Música do Centro de Educação, Comunicação e Artes. Atua na regência de coros desde 1999 e já regeu o Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.


O coordenador do setor de música vocal da Casa de Cultura, Denis Pereira Carvalho, informa que, várias datas já estão reservadas para apresentações dos corais da UEL no Cine Teatro Ouro Verde em 2008. Os corais também se apresentam atendendo certos tipos de solicitação – como fizeram ontem à noite, no Campus, para homenagear os novos alunos.


Os interessados em se candidatar a uma vaga nos corais devem comparecer à Casa de Cultura da UEL (Rua Mato Grosso, esquina com Av. Celso Garcia Cid) até o dia 7 de março, para uma avaliação vocal, de segunda a sexta, das 17 às 20 horas.


Este ano, os horários dos ensaios serão os seguintes: coro infantil – terças e quintas, das 18 às 20 horas; coro juvenil – segundas e quartas, das 17 às 18h30 ou das 18h30 às 20h (opcional); adulto – segundas e quartas, das 18h30 às 21h.


As oficinas terão atividades uma vez por semana: infantil – sextas, das 18 às 19h30; juvenil – quintas, das 18 às 19h30; adulto – terças, das 18h30 às 20h.


Agência UEL


Continue lendo