Shows, danças típicas, mágica, ilusionismo, oficinas gratuitas, origami em papel e tecido, pipas, exposição de flores e de artes, além de espaços comercial, gastronômico e de diversão. Essa é a essência do Londrina Matsuri, evento anual que já chega à sua 12ª edição com o reconhecimento dos londrinenses e também da iniciativa pública. "O evento foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná e também da cidade de Londrina (Lei Estadual 17.778/2013 e Lei Municipal 12.017/2014)", comenta o coordenador geral do evento, Luiz Shiroma.
Além de resgatar tradições da cultura japonesa e fazer a integração entre as etnias, o objetivo
do Londrina Matsuri também é a conscientização dos jovens para a preservação do meio ambiente. Este ano, o slogan é "Cuide de seu lixo – descarte no lugar certo". Outro incentivo às
crianças e adolescentes a pensarem e agirem de maneira sustentável são trabalhos, feitos por eles, enquanto estudantes de escolas municipais e estaduais de Londrina, para a ‘7ª Mostra de Meio Ambiente – Melhores Praticas’. Os trabalhos serão avaliados pelos Professores e Coordenadores da UniCesumar.
A programação divulgada pelos organizadores contempla diversas opções comerciais e gastronômicas, apresentações de música e dança oriental. "Montamos uma agenda com o melhor da cultura tradicional e contemporânea japonesa, valorizando os grupos locais e convidados de renome nacional. Inclusive com show especial de dança do Grupo Sansey de Yosakoi Soran com a coreografia apresentada no Festival Brasileiro em que o Grupo sagrou-se campeão pela sétima vez", convida Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que promove o evento.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
O nikkei Edson Iwassaki, um dos mais prestigiados mestres na arte do ilusionismo do Brasil, traz novos espetáculos nos três dias do evento. O engenheiro de pipas, Ken Yamazato, também já confirmou sua participação ministrando oficinas de ‘pipamodelismo’ e fazendo as belas revoadas de pipas.
No disputado ‘Espaço Kodomo’, o Sistema SESC-FECOMERCIO será o responsável pela recreação gratuita para as crianças com jogos de tabuleiro, tobogãs infláveis, cama elástica, gibiteca de mangás e oficinas de origami, kirigami, mangá e caricatura.
O colorido especial do Londrina Matsuri fica no ‘Espaço Primavera’. A 5ª. Exposição de Rosas do
Deserto traz essa cobiçada planta com aspecto de bonsai, além de outras espécies de flores da estação.
A artista Mirian Tatsumi, mestre em Oshibanas com formação no Japão, traz exposição desta arte, com quadros e objetos cuja decoração é feita com flores, folhas, galhos, frutas, verduras e legumes, desidratados e prensados naturalmente. Além de expor as suas obras no Recinto Milton Alcover, também realizará oficinas para os interessados nesta técnica.
Pela segunda vez, o evento também traz oficinas com a artesã e empresária Thaís Kato que produz carteiras e acessórios diferenciados feitos em tecido com a técnica do origami (arte milenar da dobradura).
Encerrando as atividades, todos os dias, o Grupo Sansey comanda sessões animadas de Matsuri Dance, embalando jovens, adultos e crianças que, de forma impressionante, lotam
a praça de eventos.
O Londrina Matsuri será realizado de 05 a 07 de setembro no Parque de Exposições Ney Braga. A programação completa do evento também está disponível no site (http://www.gruposansey.org.br/londrina-matsuri) e nas redes sociais do Grupo Sansey (facebook/LondrinaMatsuri).