Shows & Eventos

Começa a Semana Andersen

07 nov 2000 às 09:26

Os 140 anos de nascimento do pintor Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, começa a ser comemorado hoje com a tradicional Semana Andersen. As atividades começam hoje às 14h30, com uma performance do "Retrato de Guigui" (filha de Andersen), com a equipe do Setor Educativo do Museu. O ponto alto das comemorações acontece amanhã, às 19h30, com a abertura da exposição "Preservando Nossa História".

Com um acervo de 108 obras das cerca de 700 catalogadas, o Museu Alfredo Andersen tenta cultivar o espírito inovador do mestre, com oficinas de arte abertas ao público durante o ano todo, exposições e palestras. "Tentamos fortalecer o acervo e manter viva a capacidade de transmitir conhecimento que Andersen tinha", argumenta a diretora do Museu Amarilis Puppi, que já prepara uma exposição para ser levada a Cristiansand (cidade natal do pintor) e a Oslo, na Noruega, no ano que vem.


Hoje, às 15 horas, haverá uma apresentação do grupo vocal e instrumental do Colégio Estadual do Paraná, sob a orientação dos professores Valdemar da Silva e Jonas Nascimento. Amanhã, às 10h30, os alunos da Oficina de Teatro do Centro Juvenil de Artes Plásticas, sob a orientação da professora Silvia Maria de Gracia Marques vão dramatizar "Cenas do Cotidiano de um Paranista Norueguês", espetáculo baseado na vida do pintor.


Na quinta-feira, às 19 horas, o Museu fará o lançamento do catálogo referente aos 15 anos de trabalho da artista plástica Laura Miranda. Uma exposição sobre a artista permanecerá aberta ao público, no anexo do Museu, até o dia 9 de dezembro.


O projeto de restauração proposto pela Sociedade Amigos do Museu Alfredo Andersen será mostrado na palestra "Preservação de Nossa História" com a artista plástica Maria Cecília Cavalcanti, amanhã, às 16 horas. Ela restaurou nove obras de Alfredo Andersen que ficarão expostas até o dia 2 de dezembro. O Museu expõe diversos painéis mostrando as fases dos trabalhos de restauro e um vídeo sobre o assunto, com lançamento de um catálogo ilustrativo sobre as obras.


A Semana Andersen será encerrada dia 10, às 18 horas com a abertura da exposição "Visitando a Residência da Família Laforge", feita pelos alunos do artista plástico Ronald Simon, orientador da oficina de pintura do Ateliê de Artes do Museu. A mostra permanece aberta no hall do Auditório do MAA até o dia 24 de novembro.


Alfredo Andersen nasceu na Noruega no dia 3 de novembro de 1860. Adolescente, estudou na Academia Real de Belas Artes, de 1879 a 1883, na Itália, onde conheceu os movimentos de arte da época. Andersen era versátil. Além de pintor e cenógrafo, foi arranjador teatral e fez incursões pela música, tocando flauta e cantando em coral.


Depois de retornar à Noruega, fez outra grande viagem, partindo da Inglaterra em direção a Buenos Aires. Mas a necessidade de consertos no navio obrigaram a uma parada em Paranaguá. Cativado pelas belezas naturais do Brasil, ficou no litoral paranaense, onde morou por dez anos.


Em 1902 transferiu-se para Curitiba onde montou um ateliê na Rua Marechal Deodoro. Aqui fez projetos para escolas oficinas de arte, foi professor de desenho em colégios e passou a lecionar na Escola de Belas Artes e Indústrias. Morreu em Curitiba no dia 9 de agosto de 1935.

Serviço: Semana Andersen, de hoje ao dia 10, com atividades diversas, no Museu Alfredo Andersen, à Rua Mateus Leme, 336, telefone: 222-8262.


Continue lendo