O Museu da Gravura de Curitiba está expondo a "Coleção Contemporânea Curitiba 2000", incorporada ao acervo de artes plásticas da Fundação Cultural.
Doze artistas paranaenses com um conjunto de 94 obras formam a coleção que permanece aberta ao público até março de 2001, com entrada franca. Os trabalhos enfatizam a fase contemporânea das artes plásticas, nas décadas de 80 e 90, período no qual a produção do Paraná obteve reconhecimento nacional.
A elaboração da Coleção Curitiba 2000 surgiu de pesquisa detalhada nos acervos municipais, especificamente no MuMA - Museu Metropolitano de Arte e no Museu da Gravura de Curitiba, que apontou lacunas na representação da história da arte no Paraná. Foram adquiridos trabalhos de artistas que estavam ausentes ou parcialmente representados nesses acervos.
Os artistas paranaenses que participam da mostra são: Dulce Osinski, Edilson Viriato, Eliane Prolik, Fábio Noronha, Geraldo Leão, Yiftah Peled, Jarbas Schunemann, Carina Weidle, Laura Miranda, Luciano Buchmann, Rogério Ghomes, Newton Goto.
A seleção desses artistas foi feita por profissionais qualificados na área de história e crítica de arte. Estão presentes obras de diferentes expressões das artes plásticas, entre elas óleo sobre tela, acrílica sobre tela, aquarela, colagem, desenho, escultura e fotografia, além das diversas técnicas de gravura. Consultas em várias instituições culturais permite afirmar que a "Coleção Curitiba 2000" representa o melhor da arte contemporânea paranaense, agora disponível ao público e aos pesquisadores.
Serviço: Exposição "Coleção Contemporânea Curitiba 2000", no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão, à Rua Carlos Cavalcanti, 533) de hoje, às 19 horas, a março de 2001, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas; sábados e domingos, das 12h às 18 horas. Entrada franca.