Shows & Eventos

Circuito de arte e cultura movimenta Curitiba

17 set 2001 às 10:29
Nem tudo é somente palco: o Circuito Cultural Banco do Brasil que aportou em Curitiba para uma temporada que se estenderá até domingo 23, tem nesta terceira edição um forte traço de caráter formativo. Os shows estão presentes, culminando com as apresentações de Jorge Benjor e Nando Reis no Guairão, mas há espaço também para debates sobre jornalismo cultural, curso de formação de platéia, oficina de coreografia e até um Fórum de Debate sobre Prevenção a Lesões em Danças.
Nelson Motta virá para uma Roda de Leitura com sua obra que foi best-seller ano passado, "Noites Tropicais – Solos, Improvisos e Memórias Musicais". A Cinemateca de Curitiba abrigará durante a semana duas mostras: a de cinema nacional e de vídeo "Ver Ciência", voltado especialmente a estudantes. Aos produtores culturais foi reservado um seminário sob o tema "Marketing, Cultura e Cidadania", no Hotel Bourbon, com o professor José Márcio Barros. O encontro ocupará o dia todo: das 9 da manhã às cinco da tarde.
"O circuito está aberto a todas as faixas da população", assegura o gerente de núcleo do Banco do Brasil, em Curitiba, Marco Antonio Busnardo. Ele enfatiza a preocupação do projeto com o aspecto cultural e social, mas o investimento está calcado nas leis de marketing seguidas pela empresa. Trabalhar a imagem de uma instituição ligando-a a temas sociais e de cidadania é essencial para quem quer fortalecer a marca, ensina.
Esse vínculo, de comprovada eficiência, segue uma tendência mundial: "As empresas que querem se perpetuar têm que dar algo em troca à sociedade. É o futuro", afirma. Busnardo defende também o marketing cultural, porque tem um retorno seguro. O Circuito Cultural de 2000 rendeu ao Banco do Brasil cerca de 12 páginas em centimetragem, com o material jornalístico gerado pelos eventos.
A programação deste ano ampliou o espaço para os artistas locais. A peça "Solte o Boi na Rua", dirigida por Ailton "Caru" Silva, terá sessões de quarta a domingo no Teatro José Maria Santos, o grupo Terra Sonora estará se unindo ao pianista Marcelo Bratke no concerto "Do Oriente ao Ocidente", dia 19, no Teatro do Paiol, além da oficina de dança "Poesia do Movimento", com Rocio Infante (dias 17 a 19) e o Workshop de Coreografia, com Marila Andreazza (dias 20 e 21), levadas no Solar do Barão.
A programação do Circuito Cultural Banco do Brasil abrange, ao todo, vinte eventos. Do Teatro Ópera de Arame à sala do Memorial de Curitiba e auditório Maria Montessori, da PUC, com o workshop Cobertura Cultural, ministrado pela jornalista carioca Regina Zappa (ex-editora do Caderno B do Jornal do Brasil), o evento se espalha pelos espaços da cidade.

Continue lendo