"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund, vai representar o Brasil na briga por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003. A decisão é da comissão especial de Seleção da Agência Nacional de Cinema (Ancine), formada por Guilherme de Almeida Prado, Walter Lima Júnior, Zita Carvalhosa e Maria do Rosario Caetano, em reunião nesta sexta-feira.
Concorreram também "Caramuru", de Guel Arraes, "A Paixão de Jacobina", de Fábio Barreto, "O Invasor", de Beto Brant, "Timor Lorosae", de Lucélia Santos e "Uma Vida em Segredo", de Suzana Amaral.
"Cidade de Deus" é o mais bem sucedido no cinema nacional dos últimos anos - já foi visto por mais de 2 milhões de espectadores, cifra excelente para uma produção brasileira. Inspirado no romance homônimo de Paulo Lins, o filme conta a história de Buscapé, jovem que resiste ao crime organizado vivendo em uma favela carioca, usando atores amadores do grupo "Nós do Morro".
Uma cópia de "Cidade de Deus" será enviada pela Ancine à Academia de Ciência e Artes Cinematográficas, promotora do Oscar. O anúncio dos indicados em todas as categorias do prêmio em 2003 será no dia 11 de fevereiro.
Para saber onde assistir "Cidade de Deus" em sua cidade, clique aqui.