Shows & Eventos

Centro de Idosos de Londrina recebe oficina do Festival Internacional de Música

15 jul 2016 às 17:49

Os frequentadores do Centro de Convivência da Pessoa Idosa na região Oeste (CCI Oeste) estão tendo a oportunidade de participar do 36º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Através da oficina Corpo e Voz, conduzida pelo educador musical Marcelo Caires Luz, 55 idosos participaram de atividades desenvolvidas no CCI durante esta semana, com a finalidade de promover qualidade de vida através da música.

O resultado final das aulas realizadas durante esta semana poderá ser visto na apresentação deste sábado (16). A partir das 15 horas, o grupo do CCI Oeste irá participar do Encontro Musical de Idosos do 36º FIML. A Orquestra Solidariedade Sempre acompanha a performance, que será realizada no Royal Plaza Shopping.


A gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso, Maria Ângela Santini, contou que as oficinas têm sido muito dinâmicas, o que incentiva a participação dos idosos. "É uma atividade muito interessante para eles, especialmente para a questão da socialização, além de estimular o corpo e a mente", explicou.


O músico e gerontólogo responsável pela oficina Corpo e Voz, Marcelo Caires Luz, é professor do FIML desde 2009, e pesquisa sobre música na terceira idade desde 1998. "Já não é o primeiro ano que atuamos com o pessoal do CCI, e em mais uma edição do Festival está sendo muito satisfatório atuar com esse pessoal", disse.

Luz contou que na oficina de educação musical, os idosos desenvolvem questões emocionais, sensoriais, motoras, sociais e cognitivas. "Ali eles trabalham a atenção, a concentração, o raciocínio lógico-matemático e a escuta musical. É uma aula dinâmica, com várias atividades, com o foco de promover qualidade de vida para estas pessoas", ressaltou.


Continue lendo