O capoeirista de Londrina Francisco Rodrigues da Silva, o mestre Fran, embarca amanhã (18/04) para Atlanta (EUA) onde participa, a partir de sábado, do 'Carnaval Peachtree Latino 2002'. O evento que mescla teatro, música, dança e performances, organizado pela Southern Latino Foundation, irá reunir participantes de 22 países de língua latina durante 10 dias. Mestre Fran, representando o grupo Maculelê, é o único participante brasileiro a fazer parte do elenco. Lá, ele vai se unir a outros dois capoeiristas, os professores Cascão e Marcinho, radicados no exterior, para fazer apresentações e montar aulas de demonstração.
Além de participar do 'Carnaval Peachtree Latino 2002', ele permanecerá até julho nos Estados Unidos ministrando aulas de capoeira para crianças norte-americanas, principalmente as de origem latina. O convite foi feito depois que os organizadores da Southern Latino Foundation, que desenvolve trabalhos na área cultural destinados à comunidade latina, apreciou uma fita de vídeo e um projeto do grupo Maculelê. O material foi enviado à entidade através de um ex-aluno e professor de dança atualmente radicado em Atlanta, o londrinense Ronaldo Góes.
O mesmo projeto foi reprovado pela Lei Municipal de Incentivo, que previa um orçamento de R$ 18 mil para que Mestre Fran ensinasse aulas de capoeira a 400 crianças carentes de Londrina. 'O convite é um reconhecimento do nosso trabalho. São águas passadas, mas dá para perceber que santo de casa não faz milagres', diz ele.