O momento da passagem de informações entre neurônios, ou "Sinapse", definem a linha do programa homônimo que estréia hoje no Canal Paraná e na TV.Com (canal 14 da Net e canal 63 da TVA). Três inserções diárias de um minuto cada, levam ao ar entrevistas com pessoas das mais diversas formações e profissões, mas com interesse comum em produções artísticas e culturais abrangentes.
O "Sinapse" procurará mostrar a diversidade de pensamentos e idéias sobre o universo cultural, tendo como ponto de partida a realidade em que as pessoas vivem e como entendem a cultura. "Não é um programa voltado para artistas, mas para o pensamento sobre determinado assunto", esclarece a diretora Alessandra Haro.
Entre os assuntos já pautados para os primeiros programas estão: democratização da arte, arte versus ciência, diversidade e ditadura cultural. Participaram dos bate-papos (não são entrevistas, mas gravações num formato mais livre) a antropóloga e cantora Selma Baptista, a pesquisadora científica Denise Araújo, a atriz e produtora teatral Clara Serejo, o polivalente Hélio Leites, o latoeiro e filósofo popular Batche, o escritor Valêncio Xavier, entre outros.
Nas inserções diárias serão colocadas combinações diferentes dos programas. Ao todo serão 54 programas nesta primeira etapa. "Mais importante do que o nome das pessoas, é o que elas pensam e têm a dizer. A regra geral que define quem vai ao ar é a diversidade de pensamentos", afirma Alessandra.
Como suporte dos programas de televisão, o "Sinapse" terá um site próprio, para que o público interaja no projeto. Todo o conteúdo do programa estará na página da internet, que também possibilita links culturais, e deixa todos à vontade para sugerir temas e pessoas.
Lançamento do programa "Sinapse", hoje no Canal Paraná, nos intervalos das programações das 12h30, 21h30 e 22h30 e na TV.com, em horários diversos. A festa de lançamento será hoje a partir das 21 horas, no bar Dromedário (Rua Vicente Machado, 194).