A Camerata Antiqua de Curitiba vai realizar 21 concertos até dezembro. A programação já está fechada e será apresentada no Teatro Londrina, no Canal da Música e em várias igrejas. Do total de concertos, 12 serão gratuitos. A festa de lançamento da agenda ocorre hoje às 21 horas, no Restaurante Cartagena (Rua Comendador Araújo, 1066).
Diversos maestros e solistas serão convidados a participar dos concertos. A nova temporada traz ainda uma série de inovações, tanto para a Camerata como para os grupos derivados de sua formação – o Coro e a Orquestra de Câmara de Curitiba. Os grupos entram a partir de agora numa fase de ampliar o repertório e passam a atuar sob a direção de regentes com os quais se apresentam pela primeira vez. É o caso do maestro e solista Antonio Del Claro, um dos maiores violoncelistas brasileiros, que toca com a Orquestra de Câmara no final do mês, na Igreja do Cabral (dia 31) e no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (dia 2).
Segundo a consultora de música da Fundação Cultural de Curitiba Janete Andrade, a definição de um calendário fixo de apresentações para a Camerata era uma das metas para este ano, uma vez que o público de concertos gosta de se programar com antecedência. As apresentações estão acertadas até dezembro, havendo inclusive a possibilidade de o público adquirir ingressos antecipados e com descontos.
Os primeiros concertos ocorrem essa semana, com o Coro da Camerata – dia 23, às 20 horas, na Igreja do Cabral, e dia 25, às 19 horas, no Teatro Londrina. Neste concerto, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, o coro apresenta três peças de Johannes Brahms (1833-1897), sendo uma delas em primeira audição em Curitiba – "Quatro canções para vozes femininas, duas trompas e harpa", com a participação dos trompistas Edivaldo Chiquini e Isaac Santos Filho, e de Marcelo Silva na harpa.
Os concertos da Camerata, Coro e Orquestra de Câmara trazem para Curitiba os maestros paulistas Flávio Florence e Wagner Polistchuk, além da maestrina mineira Iara Fricke Matte. Flávio Florence, que estará regendo a Camerata em fins de setembro, é flautista renomado e já dirigiu as principais orquestras de São Paulo. Wagner Polistchuk é trombonista e tem seguido a carreira de regente. Ele apresenta-se com a Orquestra de Câmara em outubro. Nesse mês a maestrina Iara Matte vem para reger a Camerata, trazendo sua experiência como integrante dos conjuntos de câmara e de música antiga de Minas Gerais.
Para novembro estão previstos concertos da Camerata com Roberto de Regina, responsável pelo desenvolvimento artístico do grupo ao longo dos seus 27 anos de existência, e a reapresentação da "Missa em Si menor", de Bach, no Canal da Música, com regência de Ricardo Kanji. Em dezembro, a paranaense Eunice Brandão dirige os concertos nas igrejas de Santa Felicidade, Carmo, Portão, Cabral e Bom Jesus (Praça Rui Barbosa).
Programação
Agosto:
Dia 23 – Coro da Camerata, às 20 horas, na Igreja do Cabral, com regência de Osvaldo Colarusso.
Dia 25 – Coro da Camerata, às 19 horas, no Teatro Londrina, com regência de Osvaldo Colarusso.
Dia 31 – Orquestra de Câmara, às 20 horas, na Igreja da Ordem, com regência de Antonio Del Claro.
Setembro:
Dia 2 – Orquestra de Câmara, às 11 horas, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba), com regência de Flávio Florence.
Dia 22 – Orquestra de Câmara, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com direção de Atli Ellendersen.
Dia 23 – Orquestra de Câmara, às 11 horas, no Teatro Londrina, com direção de Atli Ellendersen.
Dia 28 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Campo Comprido), com regência de Flávio Florence.
Dia 30 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 11 horas, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba).
Outubro:
Dia 5 – Orquestra de Câmara, às 20 horas, Igreja Presbiteriana, regência de Wagner Polistchuk.
Dia 7 – Orquestra de Câmara, às 11 horas, Teatro Londrina (Memorial de Curitiba), com regência de Wagner Polistchuk.
Dia 19 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, Igreja do 1º Cristianismo Decidido, com regência de Iara Matte.
Dia 21 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 11 horas, Teatro Londrina, com regência de Iara Matte.
Novembro:
Dia 11 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 11 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com regência de Roberto de Regina.
Dia 13 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, no Sesc da Esquina, com regência Roberto de Regina.
Dia 30 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, no Canal da Música, com regência de Ricardo Kanji.
Dezembro:
Dia 1º – Camerata Antiqua de Curitiba, às 18 horas, no Canal da Música, com regência de Ricardo Kanji.
Dia 10 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, Igreja de Santa Felicidade, com direção de Eunice Brandão.
Dia 13 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, Igreja Presbiteriana.
Dia 17 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, Igreja do Portão.
Dia 19 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Dia 21 – Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas, Igreja Bom Jesus.