Shows & Eventos

Bonecos chineses em ação

24 jul 2001 às 11:07

Um dos dois únicos bonequeiros que trabalham no Brasil com a técnica de luva chinesa, o diretor curitibano Jorge Miyashiro estréia hoje no Festival a peça "Gato por Lebre", às 15 horas, no Teatro Dr. Botica.

Ensinada pelo mestre Yang Feng que veio ao Brasil em 1998, a técnica chinesa se diferencia dos fantoches convencionais, por possibilitar maior mobilidade das mãos. "O boneco não fica ajustado, mas solto como num saco. Isso permite gestos mais ricos, giros e trocas de dedos", afirma Miyashiro.


Além dele, o Grupo Sobrevento, de São Paulo, assimilou a técnica e vai utilizá-la também no Festival, com a peça "Theatro de Brinquedo", com estréia marcada para o dia 28, às 15h e às 20 horas, no Teatro Dr. Botica.

A peça "Gato por Lebre" é ambientada numa antiga aldeia japonesa, de onde os habitantes estão desaparecendo, enganados por um leão faminto que aprendeu a miar, com um coelho. A metáfora da violência ser inerente ao seres vivos é tratada com encontros e desencontros, e explora as artes marciais como forma de controle. "O espetáculo é alegre, divertido e muito bem trabalhado", conta Miyashiro, que amadurece a peça há três anos. Em setembro e outubro, "Gato por Lebre" será levada aos palcos dos teatros do Piá e da Maria.


Continue lendo