O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (26) a abertura de 100 mil vagas e recursos da ordem de R$ 100 milhões para os estudantes interessados em participar do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A novidade este ano é que os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) também vão poder participar do processo seletivo. O Fies é operado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e destina-se a financiar parte dos cursos de graduação em universidades particulares.
Para obter o financiamento os candidatos devem preencher um cadastro de inscrição na internet, no endereço www3.caixa.gov.br/fies. O estudante só pode se inscrever se a instituição de ensino que deseja cursar estiver cadastrada no Fies e se ele estiver regularmente matriculado. As instituições privadas têm prazo de 23 de outubro a 1º de novembro para aderir ao Fies. Atualmente existem mais de duas mil instituições cadastradas.
Segundo informações da Agência Brasil, a classificação dos candidatos ao financiamento depende de critérios socioeconômicos. Ganham mais pontos os estudantes de famílias de baixa renda.
O período de inscrição para o Fies é de 6 a 26 de novembro. A divulgação do resultado será feita em duas etapas: no dia 27 de novembro, será conhecida a lista dos bolsistas parciais do ProUni; e no dia 6 de dezembro será divulgada a lista dos demais candidatos.