Os sete primeiros municípios beneficiados com o projeto "Biblioteca Cidadã", da Secretaria de Estado da Cultura, vão poder usufruir do espaço: Carambeí, Santa Lúcia, Santa Maria do Oeste, Itaperuçu, Três Barras, Imbaú e Tamarana. O mobiliário já está comprado e a licitação para a compra dos computadores e do acervo será feita nos próximos dias.
Nesses municípios foram construídos prédios de 180 metros quadrados, que abrigarão, além da biblioteca, um telecentro, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O projeto arquitetônico é constituído de módulos que podem se adaptar a diferentes tipos de terrenos e possibilitam uma ampliação futura. Ao todo, serão 48 bibliotecas.
Além do mobiliário, os prédios serão equipados com computadores (internet), vídeo e DVD. O orçamento previsto para cada biblioteca completa é de R$ 210 mil.
Cada biblioteca receberá, na inauguração, um acervo de livros e um treinamento do funcionário responsável pelo atendimento, supervisão e manutenção do acervo e dos equipamentos. Esse treinamento ficará a cargo da Biblioteca Pública do Paraná.
Além disso, artistas plásticos dos municípios serão convidados a elaborar um painel que será construído na fachada do prédio. O projeto prevê ainda o plantio de árvores nativas no terreno, de acordo com o espaço disponível.