Shows & Eventos

Biblioteca Pública exibe festival "Ingmar Bergman"

02 jun 2003 às 17:54

Começa nesta terça-feira, na Biblioteca Pública de Curitiba, o festival Ingmar Bergman, com a finalidade de marcar o dia nacional da Suécia, que é comemorado no dia 6 de junho. A mostra apresentará três filmes do diretor sueco, no auditório Paul Garfunkel, sempre às 17h, com entrada franca.

Na estréia será exibido "Cenas de um Casamento" - (Scenes ur ett Aktenskoop, 1973, SUE) sob a direção de Ingmar Bergman, com Liv Ullmann, Erland Josephson e Bibi Anderson.


Bergmann relata os encontros e desencontros do casamento da advogada Marianne e do pesquisador Johann. Faz uma das mais contundentes análises realizadas pelo cinema sobre o relacionamento conjugal. Auxiliado por dois atores (Ullmann e Josephson), Bergman logrou um dos pontos mais altos de sua carreira.


No dia seguinte, quarta-feira, entra em cartaz "Fanny e Alexandre" - (Fanny och Alexandre, 1982, SUE/FRA/AL),com Gunn Walgen, Ewa Foling e Jarl Kulle. O Natal de uma família sueca visto através dos olhos de duas crianças. Obra notável na filmografia do diretor sueco mostra uma ternura pouco vista em seus filmes anteriores. Ganhou o Oscar de filme estrangeiro, fotografia, direção de arte e figurino.

O festival encerra na quinta-feira com "Morangos Silvestres" - (Smultronstället, 1957, SUE). Tem no elenco Victor Sjöström, Ingrid Thuli e Gunnar Bjornstrand. O filme conta a história de um professor aposentado que viaja de automóvel para receber um título honorífico.
Durante a viagem, um pesadelo desencadeia uma série de associações mentais que o fazem recordar episódios de sua vida. Belo estudo da velhice e da compulsão do ser humano para as recordações. Ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.


Continue lendo