Shows & Eventos

Bailarina dá curso de dança afro em Londrina

14 ago 2002 às 20:40

A bailarina e coreógrafa Sandra Mascarenhas está em Londrina pela terceira vez para dar um curso baseado na Dança dos Orixás e na dança africana bugarabu. O curso será realizado desta sexta-feira a domingo, na Escola Municipal de Dança/Funcart, numa promoção do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Estadual de Londrina.

Sandra Mascarenhas é sul-matogrossense e morou em Londrina dos cinco aos 22 anos. Mas o início de seus estudos em dança foi em Salvador, em 1979. Na Universidade da Bahia, Sandra Mascarenhas estudou o movimento através de técnicas de dança: forma, espaço, ritmo, improvisação, força, intensidade, para depois especializar-se em dança afro-brasileira. ''Estudei a qualidade do movimento nas diferentes danças, como base para a minha pesquisa. Descobri a minha linha da consciência corporal junto à dança dos orixás (divindades do candomblé), a dança afro-brasileira'', conta.


Bugarabu é uma dança de tribo (do sul do Senegal e parte da Gâmbia). O termo também é usado para o instrumento de percussão, tocado por pouquíssimos no mundo. Sandra diz que, de acordo com Fayee Diona, se tiver quatro pessoas com esta prática é muito. O instrumento lembra uma espécie de atabaque afro-americano, só que maior. É formado por quatro tambores e um sino preso à mão. O bugarabu tem ainda um sentido de meditação (como um mantra no Yoga).


Serviço: Curso de dança afro - Dança do Bugarabu, com a coreógrafa e bailarina Sandra Mascarenhas. Na sexta-feira, das 19 às 22 horas, sábado e domingo, das 15 às 18 horas, na Escola Municipal de Dança/Funcart (Rua Souza Naves, 2380), em Londrina. Taxa: R$ 50,00. Vagas limitadas. Promoção: Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da UEL. Informações e inscrições: (43) 371-4599 ou 323-8370.


*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo