Dois mil e quinhentos usuários por dia, acervo de 70 mil títulos e mais de 50 anos de história. Os dados são da contabilidade da Biblioteca Pública de Londrina, que comemora a Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas entre os dias 22 e 29 deste mês.
Na programação da semana, a prefeitura de Londrina inclui mostra de artes gráficas, exposição de livros e realização de projeto de leitura com crianças hospitalizadas.
Durante a semana, a biblioteca será palco de duas exposições com sentidos opostos, com o objetivo de mostrar o contraste entre o cuidado e o desrespeito com os livros.
Para isso, ficam em exposição os livros artesanais produzidos no projeto "Ilustrando Ilustres Idéias", patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Simultaneamente, a biblioteca expõe livros deteriorados por usuários na mostra "Terrorismo Literário".
Londrina conta atualmente com a Biblioteca Pública no centro da cidade, com a Biblioteca ramal da vila Nova (também na região central) e mais 66 bibliotecas que têm sede em escolas da rede municipal de ensino e recebem materiais da Biblioteca Pública.
Segundo o site da prefeitura, o acervo em Londrina chega a 250 mil títulos e deve aumentar em 20 mil quando for implantada a nova biblioteca no conjunto habitacional Maria Cecília (região norte).
A vila Nova e a Biblioteca Infantil (com sede ao lado da Biblioteca Pública) contam com 5.000 títulos cada. O acervo de revistas em quadrinhos na Gibiteca chega a 7.000 títulos.