Neste sábado (9), o Coletivo Black Divas realiza mais uma edição da Feira Black Empreendedorismo e a terceira Mostra Cultural, das 18h às 22h, na avenida Serra da Esperança, 1181. Nesta ocasião, o coletivo tem como objetivo trabalhar a autoestima e empoderamento das crianças negras.
Assim, meninos e meninas vão poder participar de uma oficina de slime com Jô Moreno e, logo em seguida, do bailinho, com o Sassá. Com o conhecimento e orgulho de suas raízes, as crianças se tornam menos vulneráveis às violências, simbólicas e físicas, do racismo.
“Nós mostramos aos nossos crespinhos que eles são lindos, que seus cachinhos são lindos, que o black é a coroa que eles carregam da ancestralidade”, destaca a coordenadora do Black Divas, Sandra Mara Aguilera.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
A coordenadora ainda explica que o racismo é uma das grandes causas de evasão escolar entre crianças e adolescentes negros, destacando que saber lidar com isso e trabalhar pela mudança social em busca de equidade requer empoderamento.
“Nas ações com os crespinhos buscamos transmitir segurança, referência, pertencimento. Se olharmos para a nossa geração, das coordenadoras e coordenadores do coletivo, não havia esse sentimento de pertencimento. Essas crianças valorizam muito mais hoje a sua estética, os traços que são lindos, o seu black maravilhoso, as trancinhas lindas. As crianças precisam ser respeitadas e elas sabem disso”, diz Sandra.
Além das atividades com as crianças, que serve como abertura para o evento, os visitantes ainda podem conferir barracas de artesanato, presentes, shows musicais, apresentações artísticos-culturais e barracas de comida.
Créditos: Divulgação