Shows & Eventos

As paisagens de João Coviello

23 nov 2000 às 11:08

O artista plástico João Coviello abre hoje, às 20 horas, a exposição "Paisagens", dedicada a Paulo Carapunarlo e Paul Garfunkel, no espaço cultural do Restaurante Erva Doce.

"Paisagens é só uma metáfora e espero que a exposição deixe isso claro", comenta Coviello. Para ele, a totalidade não é só o cenário. "Procuro captar o que não é explícito por intermédio de manchas não agressivas mas próximas do belo", comenta.


Para essa exposição, João Coviello traz 16 telas em acrílica diluída, que produz um efeito aquarelado, e parte da questão: é possível ainda pintar paisagens? Para realizar esse objetivo, o artista inspirou-se num filme do diretor japonês Kurosawa, onde o personagem entra num quadro de Van Gogh. "Quero possibilitar a contemplação pura, sem reflexão, como a gente faz na natureza".

A inspiração veio também da pintura oriental, que fascina o artista, pela simplicidade, pelo tentar falar muito com pouco, como nos hai-cais japoneses. As cores aproximam-se dos terra puxando para os pastéis. "Uso muito branco que dá o ar de contemplação e paz", assume. Exposição do artista plástico João Coviello, a partir de hoje, às 20 horas, no espaço cultural do Restaurante Erva Doce (Rua Amazonas, 1137 Água Verde), que abre excepcionalmente para a vernissage e nos dias seguintes de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30. A mostra permanece até o dia 20 de dezembro.


Continue lendo