Uma montagem diferente, um espetáculo que leva ao palco o improviso da pintura expressionista e abstrata de Jackson Pollock, que ganhou fama nos Estados Unidos na década de 40 como o criador da pintura de ação. Das artes plásticas para o ballet, as coreografias darão lugar a improvisação dos movimentos dos bailarinos.
O espetáculo, que tem 36 minutos de duração, entra em cartaz no dia 13 de dezembro e é apresentado no Circo Funcart até o dia 15, sempre a partir das 21h. A entrada para a apresentação é proibida para menores de 18 anos devido a um nu dos bailarinos no final da montagem.
A apresentação leva sete bailarinos ao palco, que em meio a latas de tinta, pincéis, bisnagas, rolos e esponjas, entre outros materiais, realizam uma coreografia onde a pintura serve de pano de fundo para a dança. O diretor do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, explica que nos três dias de apresentação o público pode apreciar três espetáculos diferentes, devido a alterações no figurino, no cenário e na improvisação dos movimentos dos bailarinos.
A pintura de ação de Jackson Pollock, que inspirou o espetáculo, consistia em derramar e espalhar tintas de maneira frenética, protagonizando uma espécie de dança quase ritualística. Pollock também se utilizava de materiais menos convencionais para a época como cigarros, vidros quebrados e pedrinhas.
A idéia de “Movimento” veio da artista plástica Regina Mello, que fez o pré-roteiro com o músico Marcos Tureto. Ele, que assina a trilha sonora do espetáculo, já fez outros trabalhos para o Ballet de Londrina, como parte da trilha sonora dos espetáculos “Ethos” e “Nunca”, últimas montagens da Companhia.
Serviço:
Movimento
Data: 13, 14 e 15 de dezembro
Local: Circo Funcart
Endereço: R. Souza Naves, 2380
Horário: 21h
Ingressos: R$ 6 (normal) R$ 3 (estudantes e aposentados)
Telefone: (43) 342-2362
Informações: Não será permitida a entrada para menores de 18 anos.