Não é apenas a agenda dos teatros e espaços alternativos que fica lotada durante o Filo. No mês de maio, as cores e a alegria do teatro também tomam conta de praças, ruas e bairros, e levam entretenimento gratuito para a população. O pontapé inicial foi dado no dia 01 de maio, com uma Concentração pela Paz no Anfiteatro do Zerão. A programação seguiu com o espetáculo "Liliputz e o rock’n roll de marionetes" da Companhia Armatrux de Belo Horizonte, que trouxe a Londrina uma banda de bonecos tocando com bom humor os velhos e novos sucessos do rock nacional.
Na seqüência, é a vez do espetáculo "Allegria Allegria" entrar em cena. A peça é apresentada pelo grupo Blo Buffet de Londrina e traz toda a emoção do universo cicerse. São performances de perna de pau, monociclo, malabarismos com aros e claves, equilíbrio de pratos, entre outros números. No palco os palhaços Xupetim e Coisa fina, além da equilibrista Patrícia Coutinho. São três apresentações durante o Filo, todas às 11h. As próximas são nos dias 7 e 8 maio, no Conjunto João Turquino e no Meprovi, respectivamente.
O espetáculo "Caravana Ecológica", da Escola Municipal de Teatro, começou a ser apresentado no 04 de maio. A peça é uma campanha teatral contra o tráfico de animais silvestres e já foi assistida por mais de cinco mil pessoas, a maioria caminhoneiros. A escolha dos motoristas como público alvo se deve ao fato de 60% do tráfico de animais ser feito pelas rodovias. No total são três apresentações: no dias 04 de maio a partir das 16h, no Zerão; no dia 05, às 11h, na Feira dos Cinco Conjuntos; e no dia 14 de maio, às 13h, no Bosque.
"Cirandas, Cocos e Cucuriás" é o nome do espetáculo que vai ser apresentado pelo Grupo de Retalhos de Cultura Populá de Londrina. A peça é um convite para que as pessoas interajam e se envolvam na atmosfera da cultura popular brasileira. A intenção do grupo é resgatar a identidade brasileira, e fortalecer os sentimentos de auto-estima, coletividade e cidadania. As apresentações acontecem dia 05 de maio, às 16h no Zerão; depois no dia 10, às 18h, no Conjunto Avelino Viera; e no dia 12 de maio, às 19h, na Av. Saul Elkind.
Os causos contados no Mato Grosso inspiraram Emmanuel Marinho a criar o espetáculo "Porã". Concebida com simplicidade, lirismo e humor, a peça envolve o público numa grande roda, e na parte final da apresentação todos são convidados a participar ativamente do espetáculo. As apresentações de Porã acontecem dias 06, 07 e 08 de maio, com locais e horários a serem definidos.
"O Romance do Vaqueiro Benedito", do grupo Mamulengo Presepada de Taguatinga (DF), também atrai o público pela comunicação direta. Pesquisador das brincadeiras nordestinas tradicionais, o professor e palhaço Chico Simões descobriu que as encenações com uso de bonecos existem no Brasil desde o século XVI e aos poucos foram incorporadas às festas populares. O espetáculo é atração do dia 07 de maio, às 16h, no Conjunto João Turquino, e nos dias 09 e 10 de maio, com locais e horários a serem definidos. A apresentação destaca-se pela improvisação e pelo espírito cômico.
Relações de inveja, poder e paixões. Montado numa piscina de plástico, o espetáculo "A Mais Forte" transborda a inveja e a admiração de duas ex-atrizes. A protagonista da peça, Senhora X (Camila Fontes), roubou o marido da Senhorita Y (Carla Diacov) e começa o espetáculo contando vantagem sobre sua companheira, pois esta não conseguiu casar. A Senhorita Y era amante do marido da Senhora X, que se mostra superior para não demonstrar a inveja e a vontade de ser Senhorita Y. A apresentação da peça é dia 11 de maio, às 16h, na UEL.
A Companhia Circo Navegador de São Paulo mostra a sua arte em Londrina com o espetáculo "Lavou, tá novo". A peça busca uma musicalidade espontânea, feita com instrumentos pouco convencionais como marmitas e baldes. São dois varredores de rua que criam dificuldades para realizar as tarefas diárias e propõem a reflexão da automatização e mecanização das relações humanas. No espetáculo, os personagens apresentam várias possibilidades de tratar as tarefas corriqueiras de maneira bem-humorada. A apresentação é única e vai ser realizada no dia 11 de maio, às 11h, no Calçadão.