Shows & Eventos

Apucarana vai ganhar Quarteirão da Cultura

22 ago 2007 às 17:10

O secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Luiz Forte Netto, autorizou a licitação no valor de R$ 1 milhão para o centro cultural Quarteirão da Cultura, em Apucarana. A obra, que abrange a revitalização do prédio que vai abrigar o centro e a estruturação das salas, será realizada sobre o Cine Teatro Fênix. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), administrado pela Sedu/Paranacidade.

O Quarteirão da Cultura terá 1,6 mil metros quadrados de área reformada e abrigará quatro pavimentos que serão utilizados exclusivamente para atividades culturais. Segundo a Fundação Cultural e Esportiva, no primeiro pavimento será instalada a biblioteca, com sala de estudos, arquivo, sala de leitura, sala de internet, cyber café e escritório.


No segundo pavimento, será construída uma sala multiuso com divisórias deslizantes, para ser utilizada como sala de exposições temporárias, sala para a banda municipal, café e sala de administração. Já no terceiro andar, serão implantados o Salão de Exposições e o Museu do Cinema. A cobertura terá um café e um grande terraço. A obra, localizada na Avenida Curitiba, 1.215, no Centro, deve ser finalizada 240 dias depois da homologação da licitação.


A diretora-presidente da Fundação Cultural e Esportiva de Apucarana, Sirlene Maria Zanlorenzi Moscato, ressalta que o Quarteirão da Cultura vai trazer novos serviços para Apucarana. "No nosso centro cultural, que funciona no Cine Teatro Fênix, não era possível promover exposições, nem mesmo montar o museu. Apesar de termos o acervo guardado na faculdade, o espaço não era suficiente para visitações", explica Sirlene Moscato.

Sirlene conta que Apucarana possui alguns projetos culturais, como biblioteca, oficinas de balé, teatro e fantoches. "Com o crescimento da cidade, a biblioteca e as oficinas já não conseguem atender à demanda da população, devido ao pequeno espaço físico e até ao próprio acervo de livros. O Quarteirão Cultural vai permitir a ampliação de atendimentos e obras literárias. Acredito que tenhamos 600 pessoas por dia passando pelo local", diz.


Continue lendo