Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, shows caseiros são transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet. Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta segunda (20).
MÚSICA
A véspera do feriado de Tiradentes é agitada quando o assunto é música. A partir das 20h, Alcione, a Marrom, faz live solidária nas suas redes sociais. O objetivo é arrecadar alimentos e itens de higiene para instituições e famílias do Rio de Janeiro e do Maranhão.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
No mesmo horário, tem início o KondZilla Festival em Casa, com Lexa, Dani Russo e MC Dede -na sexta (24), a produtora de funk retoma a programação com MC Kekel, Jottape, Mila e MC MM.
Ainda fazem show às 20h os pagodeiros do Pixote, e às 21h, os sertanejos João Bosco e Vinícius, cada um deles em seu respectivo canal do YouTube. Antes, às 19h, é a vez de Chico César se apresentar dentro do projeto Em Casa com o Sesc, transmitido nas redes sociais da instituição.
TEATRO
O site do jornal britânico The Guardian disponibiliza, em parceria com o teatro Hampstead, em Londres, um vídeo da peça "Tiger Country", de 2014, sobre a crise do sistema de saúde do país. Dirigida por Nina Raime, ela mostra Indira Varma -a Ellaria Sand de "Game of Thrones"- como uma funcionária pública num hospital londrino em dezembro, mês mais intenso para esse tipo de instituição.
A peça pode ser vista nos sites do The Guardian e do teatro Hampstead entre as 10h da manhã desta segunda (20) e as 22h da noite deste domingo (26).
ARTES PLÁSTICAS
As curadoras do Masp Lilia Schwarcz e Isabella Rjeille conversam sobre o eixo curatorial do museu no ano passado, "Histórias das Mulheres, Histórias Feministas", ao vivo, às 18h, no Instagram.
FILOSOFIA
Dobradinha de Lilia Schwarcz: a historiadora e antropóloga ainda participa, às 16h, de uma conversa sobre as crises e o fim do século 20 nas redes sociais da Casa do Saber.
Às 20h30, é a vez de Julia Lemgruber e Sidarta Ribeiro baterem um papo sobre a pandemia e a guerra às drogas.
A mediação dos debates será realizada pelo diretor-executivo do espaço -que também liberou seu aplicativo para acesso gratuito durante a quarentena-, Mario Vitor Santos.
STREAMING
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lança nesta segunda a plataforma de streaming #CulturaEmCasa, com conteúdos produzidos por instituições estaduais, como a Osesp e a São Paulo Companhia de Dança. Também estão programadas lives de música, cursos e bate-papos.