Shows & Eventos

A política cinematográfica em discussão

16 mai 2001 às 10:09

Os produtores cinematográficos discutem em Curitiba no 5º Festival de Cinema, Vídeo e DCine, que ocorre no Canal da Música, até sábado, uma fórmula de obter representaatividade no Congresso Nacional. O seminário "Cinema: uma indústria em busca de sua política", reuniu organizadores de festivais, membros do Congresso Nacional e fornecedores.

Segundo a organizadora do Festival Cloris Ferreira esta é uma das atividades mais importantes do festival. "Precisamos ir em busca de uma gestão política para o cinema. Do Fórum sairão as primeiras emendas com as reivindicações dos fornecedores. A primeira diz respeito à baixa dos impostos de importação", adianta.


O primeiro encontro do Forum dos Fornecedores ocorreu ontem entre Edna Fujji, da Quanta (SP), a advogada Ruth Albuquerque, da Fundação de Arte (Fumart/RJ), e Silvia Rabelo, da Labocine (SP). Hoje a reunião dos membros do Forum dos Organizadores de Festivais terá as presenças de Antonio Leal, Quintino Vargas Neto, vice-presidente do Forum dos Organizadores de Festivais, e Alfredo Bertini, organizador do Festival de Cinema do Recife.


Amanhã, Gustavo Dalh, presidente da Comissão do Congresso Nacional será o mediador do debate entre Assunção Hernandes, vice-presidente da Comissão do Congresso Nacional, e Leopoldo Nunes, da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas.

A conclusão do seminário e a discussão de todas as propostas discutidas nos dias anteriores, acontecerá na sexta-feira, com Edna Fujji, Antonio Leal, Gustavo Dalh, Elói Pires, presidente da Associação de Videomakers e Cineastas do Paraná, e o deputado federal Max Rosenmann, representante político oficial do Festival e quem levará a Brasília os documentos com porpostas formatadas em emendas para propor mudanças nas leis brasileiras, no que se refere a área cinematográfica.


Continue lendo