A busca de superação do sofrimento humano através da ética individual e da troca emocional genuína nos relacionamentos humanos é o tema de "Homem Elefante - A História de Joseph Merrick", peça teatral escrita e dirigida pelo paranaense Luiz Roberto Meira, em cartaz no Teatro Guaíra (Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha) até o dia 23 de fevereiro.
Baseado em um caso verídico ocorrido na Londres vitoriana, o espetáculo baseia-se na história de Joseph Merrick, que foi vítima de uma doença pouco conhecida que lhe causou impressionantes deformações físicas e dores indescritíveis. Este dramático acontecimento já foi abordado no cinema em 1980, através do filme "O Homem Elefante", dirigido por David Lynch - este filme foi seu passaporte para Hollywood.
Para conceber o espetáculo, foi realizada uma intensa pesquisa que durou oito meses. O diretor recolheu tudo o que pôde encontrar sobre Joseph Merrick e seu médico, Dr. Frederick Treves, que deixou escrito uma significativa quantidade de anotações médicas sobre a doença de seu paciente, entre os anos de 1884 e 1890. Além de realizar entrevistas com especialistas britânicos e levantar um vasto material sobre o assunto produzido por pesquisadores no mundo todo, Meira pôde ainda examinar toda documentação sobre Merrick existente no museu da Escola de Medicina do Hospital de Londres.
De volta ao Brasil, o diretor partiu para a criação do espetáculo. Uma nova fase da pesquisa foi então realizada ao longo do processo de montagem, cujas concepções cênica e dramática foram sendo construídas simultaneamente e em estreita relação com a construção do texto dramatúrgico. Nesse processo, o diretor e os atores se tornaram co-criadores de uma proposta de abordagem teatral da história de Merrick que aprofundasse e ampliasse as questões humanas, sociais e culturais implicadas numa discussão ética da relação entre saúde e doença.
O projeto prevê ainda a realização do ciclo paralelo Cultura, Saúde e Cidadania, que a cada semana, durante a temporada do espetáculo, apresentará uma palestra de profissionais e estudiosos de áreas do conhecimento envolvidas, que abordarão o tema sob aspectos e pontos de vista diferenciados.
No elenco da peça estão nomes reconhecidos na cena artística paranaense: Enéas Lour, Áldice Lopes, Luiz Carlos Pazello, Fernando Bachstein, Gilda Elisa, Claudete Pereira Jorge e Fernanda Machado. A equipe técnica conta com Iso Fischer (direção e composição musical), Beto Bruel (iluminação), Ruy Almeida (cenografia), Álvaro Bittencourt (figurinos), Mônica Guimarães e Fernanda Machado (maquiagem). A produção é de Luiz Roberto Meira.
Serviço:
Homem Elefante - A História de Joseph Merrick
Dramaturgia e Direção: Luiz Roberto Meira
Elenco: Enéas Lour, Áldice Lopes, Luiz Carlos Pazello, Fernando Bachstein, Gilda Elisa, Claudete Pereira Jorge e Fernanda Machado
Datas: de quarta a domingo, entre os dias 16 de janeiro a 23 de fevereiro
Horário: 21 horas
Local: Teatro Guaíra - Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Endereço: R. Coronel Dulcício, em frente a Praça Santos Andrade
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (bônus, classe artística, estudantes e idosos acima de 65 anos)
Site: www.homemelefante.art.br